Julio Le Parc, artista argentino, teve uma excelente retr...

Julio Le Parc, artista argentino, teve uma excelente retrospectiva em Miami, em 2016 e em São Paulo, em 2017-18. A mostra com o título, Julio Le Parc: da Forma à Ação, trouxe obras que caminham pela op art, passa pela arte cinética e se desdobra em grandes instalações luminosas.

De acordo com a obra do artista e dos conhecimentos sobre a op art, identifique uma de suas carac-terísticas.

  • A. Representação do movimento através da pintura, apenas com a utilização de elementos gráficos.
  • B. Restauração dos sentimentos humanos e do instinto como ponto de partida para uma nova linguagem artística.
  • C. Temas concebidos como simples motivos que justificam a realização da pintura.
  • D. Uma arte solta das amarras racionalistas, resultado do automatismo psíquico, combinando elementos por acaso.
  • E. Valorização do desenvolvimento industrial e tecnológico, se encantando com a velocidade das máquinas.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

O setor imobiliário turístico expandiu-se nas últimas décadas nas áreas litorâneas do Nordeste. Essa expansão possui relevância econômica, mas gera significativos impactos territoriais, sociais e ambientais. Essa expansão pode ser explicada por:

Resolva a questão aqui ›


Acerca das normas para licitações e contratos da administração pública, julgue os itens subsequentes. De acordo com a legislação vigente, é permitida, conforme o tamanho do contrato, a criação de novas modalidades de licitação ou a implantação de processos licitatórios mistos e adaptados.

Resolva a questão aqui ›


Ao aprovar e divulgar o Código de Ética Profissional do Psicólogo, o Conselho Federal de Psicologia tem a expectativa de que ele seja um instrumento capaz de delinear para a sociedade as responsabilidades e deveres do psicólogo, oferecer diretrizes para a sua formação e balizar os julgamentos das suas ações, contribuindo para o fortalecimento e ampliação do significado social da profissão. Sobre o documento, considere as seguintes sentenças:

I) O psicólogo atuará com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural.

II) O psicólogo considerará as relações de poder nos contextos em que atua e os impactos dessas relações sobre as suas atividades profissionais.

III) O psicólogo deverá informar, a quem de direito, os resultados decorrentes da prestação de serviços psicológicos, transmitindo, detalhadamente, todos os dados coletados junto ao usuário ou beneficiário.

IV) Ao psicólogo é vedado induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito, quando do exercício de suas funções profissionais.

V) O psicólogo poderá, quando necessário, assumir responsabilidades profissionais por atividades para as quais não esteja capacitado pessoal, teórica e tecnicamente.

Assinale a alternativa que apresenta somente afirmativas que contemplam corretamente as diretrizes contidas neste Código de Ética.

Resolva a questão aqui ›