O documento “Mais Diferenças: Portfólio de Cultura Inclus...

O documento “Mais Diferenças: Portfólio de Cultura Inclusiva” defende que “diante das diversas políticas de inclusão social, acreditamos que o acesso à cultura é fundamental para a construção de uma sociedade inclusiva. Para tanto, é importante que todos possam estar incluídos nos movimentos artístico-culturais, em que a capacidade criativa, inventiva, a sensibilidade e a imaginação são estimuladas enquanto formas de expressão. Acreditamos, dentre outras premissas, que a Cultura é o campo do saber e do fazer estético e ético, que proporciona a construção de valores sociais. É múltipla, complexa e está em contínuo processo de produção, transformação e criação. No entanto, as pessoas com deficiência e TGD [Transtornos Globais do Desenvolvimento] ainda estão excluídas, muitas vezes, de tais processos”.

Fonte: Mais Diferenças: Portfólio de Cultura Inclusiva. Disponível em https://en.unesco.org/creativity/sites/creativity/files/md_porfolio_culturainclusiva_2.pdf. Acesso em 19.08.2018.

Diante da realidade acima apresentada, é correto afirmar que

  • A. a cultura, por ser um espaço de construção de valores, é fundamental para fortalecer o processo de inclusão social de pessoas com deficiência e TGD.
  • B. sendo a cultura inclusiva por excelência, os equipamentos culturais se destacam por sua arquitetura propícia a pessoas com deficiência e TGD.
  • C. a área da cultura, por ser um campo da sensibilidade, por excelência, é o mais inclusivo no que diz respeito a pessoas com deficiência e TGD.
  • D. as políticas culturais não devem propor ações específicas para pessoas com deficiência e TGD, pois este é um assunto das políticas de assistência social.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Com relação à meteorologia dinâmica, sinótica e termodinâmica, julgue os itens a seguir.

O fenômeno ENSO (El Niño-Southern Oscillation) é a fonte mais importante de variabilidade climática intrasazonal conhecida no mundo.

Resolva a questão aqui ›


A transferência e o recolhimento de acervos são fundamentais para garantir condições adequadas de guarda e preservação dos documentos, bem como para torná-los rapidamente disponíveis aos usuários. O órgão público, interessado em transferir ou recolher sua documentação à instituição arquivística pública, deverá seguir procedimentos segundo as orientações do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ). Assinale a alternativa correta acerca do tema.

Resolva a questão aqui ›


Com relação a materiais odontológicos, instrumentação clínica e cirúrgica, julgue os itens seguintes.

Os compostos à base de glutaraldeído são recomendados na desinfecção de moldagens realizadas com alginato que serão enviadas para laboratórios de prótese dentária.

Resolva a questão aqui ›