Conforme previsto no art. 82 e no art. 90, da Constituiçã...

Conforme previsto no art. 82 e no art. 90, da Constituição do Estado do Rio Grande do Sul, que se referem às atribuições dos integrantes do Poder Executivo, NÃO está entre as atribuições do
  • A. Governador do Estado, nomear magistrados, nos casos expressos nas Constituições federal e estadual.
  • B. Secretário de Estado, referendar atos governamentais relativos aos assuntos da sua respectiva Secretaria.
  • C. Governador do Estado, exercer a administração superior da administração estadual.
  • D. Secretário de Estado, comparecer à Assembléia Legislativa para prestar informações.
  • E. Governador do Estado, convocar plebiscito.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Uma criança de três anos de idade apresenta tosse persistente há 1 mês, febre baixa, perda de peso e dor nas costas. No exame físico, percebe-se pequena gibosidade no dorso. O esquema vacinal está completo e não há antecedentes epidemiológicos para doenças infecciosas. Segundo relato da mãe, no período mencionado, foram feitos dois ciclos de antibioticoterapia para pneumonia. Uma radiografia do tórax mostra adenomegalia mediastinal e parailar direita e condensação de lobo inferior direito. Na coluna vertebral, observam-se imagens de lise óssea em vértebras toracolombares, com redução dos espaços intervertebrais. Teste de PPD mostra resultado igual a 12 mm.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os próximos itens.

É correto recomendar, como terapêutica, o esquema tríplice de rifampicina, isoniazida e pirazinamida por dois meses, seguido do esquema duplo de rifampicina e pirazinamida por mais quatro meses.

Resolva a questão aqui ›


Na fórmula F = x³ –2x² + 5x + 2, se x = –1/2, então o valor de F – 1, é

Resolva a questão aqui ›


Na análise das políticas públicas educacionais implementadas no Brasil nas três últimas décadas, observa-se, como uma das características principais, o fenômeno da internacionalização. Sobre esse fenômeno, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Trata-se de um fenômeno típico da globalização econômica e política em que agências de controle monetário, comercial e creditício em nível mundial definem um conjunto de princípios, regras e procedimentos ligados à governança pública.

( ) Promove a articulação entre empréstimos financeiros com formas de monitoramento e controle de programas de financiamento nos países tomadores de empréstimos.

( ) Estimula formas de planejamento educacional participativo com vista à emancipação social, ao fortalecimento da cidadania ativa e ao desenvolvimento de um projeto soberano de nação em cada país.

( ) Significa a modelação dos sistemas e instituições educacionais conforme parâmetros e expectativas supranacionais, definidas pelos organismos internacionais ligados às grandes potências econômicas e mundiais.

Assinale a sequência correta.

Resolva a questão aqui ›