A autoridade a que se refere a Lei n. 8.069, de 13-7-1990...

A autoridade a que se refere a Lei n. 8.069, de 13-7-1990, que criou o Estatuto da Criança e do Adolescente, é:

  • A.

    O Juiz e o Promotor de Justiça, ambos atuantes na Justiça da Infância e da Juventude.

  • B.

    O Juiz da Infância e da Juventude, ou o Juiz que exerce esta função.

  • C.

    O Conselheiro Tutelar chefe.

  • D.

    O Juiz de Direito e, na sua falta, o Promotor de Justiça.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

O cerimonial e o protocolo constituem parte importante das assessorias de comunicação. Acerca das normas consensuais e das técnicas nacionais e internacionais relacionadas a essas atividades, julgue os itens que se seguem.

De mesma forma que para as cerimônias religiosas, militares e governamentais, para o setor privado existe um rígido corpo de normas que rege o cerimonial empresarial. Em vista desse corpo de normas, uma vez que um cerimonial empresarial é estabelecido, fica praticamente impossível se fazer ajustes de última hora em virtude, por exemplo, da presença inesperada de autoridades.

Resolva a questão aqui ›


Segundo Max Weber, um dos mais importantes conceitos relacionados ao poder é o de legitimidade, que pode ser de três tipos, conforme as crenças e atitudes em que se fundamenta. Examine os enunciados abaixo, sobre o poder carismático, e assinale a opção correta.

 1 - O poder carismático está fundado na dedicação pessoal e afetiva ao chefe carismático.

 2 - Quem verdadeiramente exerce o comando é o líder ou chefe carismático, cujo valor exemplar, força heróica, poder de espírito ou de palavra o distinguem de modo especial.

 3 - O poder carismático requer um corpo administrativo dotado de competência específi ca, porém selecionado com base na dedicação pessoal e no carisma.

4 - A fonte do poder carismático se conecta com o que é novo, com o que nunca existiu, e rejeita a rotina e os vínculos pré-determinados.

Resolva a questão aqui ›


No que se refere ao método de fusão de protoplastos, o qual permite a união de duas células somáticas de diferentes plantas, julgue os itens a seguir. Para facilitar a proliferação celular e o desenvolvimento do calo no cultivo de células vegetais, faz-se necessária a utilização de células somáticas híbridas cultivadas em meios de cultivo sólido.

Resolva a questão aqui ›