Na Lei nº 8.666/1993, pode ser encontrada a seguinte def...

Na Lei nº 8.666/1993, pode ser encontrada a seguinte definição:
  • A. A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.
  • B. A compra caracteriza-se pela aquisição remunerada de bens para fornecimento de uma só vez, não sendo permitido o fornecimento parcelado.
  • C. Não há impeditivo a servidor ou dirigente de órgão ou entidade contratante ou responsável pela licitação, de participar, direta ou indiretamente, da licitação ou da execução de obra ou serviço e do fornecimento de bens a eles necessários.
  • D. Uma das hipóteses em que é dispensável a licitação ocorre quando não houver a participação de interessados na licitação anterior e esta, justificadamente, não puder ser repetida sem prejuízo para a Administração, autorizando-se, para tanto, alteração das condições preestabelecidas.
  • E. É facultativa a submissão das minutas de editais de licitação, bem como as dos contratos, acordos, convênios ou ajustes, a exame e aprovação prévios, pela assessoria jurídica da Administração.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Sabe-se que, em nossa cultura, a depender dos contextos, o substantivo coisa adquire muitos significados, pois pode ser usado em lugar de quase tudo o que existe ou pode existir.

Pode-se entender que, nos versos finais do texto 2, coisa … a coisa … coisamente significam, respectivamente,

Resolva a questão aqui ›


No 2o parágrafo, as formas verbais anunciou e está lançando combinam-se para enfatizar que o cabresto com sensores

Resolva a questão aqui ›


A ferida cirúrgica que apresenta infecção pelo agente etiológico _______________ tem, entre outras causas de contaminação, a esterelização inadequada dos equipamentos invasivos para a realização de cirurgias por videolaparoscopias.

Assinale a alternativa que completa corretamente a frase.

Resolva a questão aqui ›