O Relatório de Gestão Fiscal é um dos instrumentos defini...

O Relatório de Gestão Fiscal é um dos instrumentos definidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal para transparência da gestão fiscal. Sobre o Relatório de Gestão Fiscal, assinale a afirmativa correta.
  • A. É emitido anualmente.
  • B. É de acesso restrito para o público em geral.
  • C. É publicado até noventa dias após o encerramento do período a que corresponder.
  • D. Contém indicação das medidas corretivas adotadas ou a adotar, se ultrapassado qualquer dos limites estabelecidos.
  • E. Compara os limites de que trata a lei do montante da despesa total com pessoal, sem distinção entre inativos e pensionistas.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Marque a alternativa que traz um sinônimo para a palavra “inadvertidamente”, que é usada na oração “Respondeu inadvertidamente, e a moça ficou fascinada pelo brilho do ouro ao sol.”.

Resolva a questão aqui ›


Na tabela acima, está marcada com V (verdadeiro) a célula que faz o cruzamento da seguinte informação: Adriano é desenhista. Considerando que a correspondências entre os nomes de pessoas, profissões e idiomas que falam sejam biunívocas, isto é, cada pessoa fala um e somente um idioma e exerce uma e somente uma profissão, e que Marco Antônio, Júlio César e Adriano têm profissões distintas e falam diferentes idiomas, julgue os itens subseqüentes, com base nessas informações e na marcação inicial especificada acima.

Se o pianista fala alemão e o bacharel fala francês, então Marco Antônio é bacharel e Júlio César é pianista é uma implicação verdadeira.

Resolva a questão aqui ›


Acerca dos mecanismos moleculares envolvidos na carcinogênese e na progressão tumoral, julgue os itens que se seguem.

A hipermetilação em ilhas CpG na região promotora de genes supressores de tumor pode causar a perda na expressão do gene e sua consequente inativação, o que contribui para a progressão tumoral.

Resolva a questão aqui ›