Paciente de 50 anos de idade, do sexo masculino, extaba...

Paciente de 50 anos de idade, do sexo masculino, extabagista há mais de 10 anos, apresenta dispneia importante aos pequenos esforços. Tem diagnóstico de doença broncopulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e atualmente é usuário de oxigenoterapia domiciliar. Apresenta espirometria com VeF1 = 15% do previsto. Não tem outras comorbidades. Os exames laboratoriais (sorologias) foram negativos para HIV e hepatites B e C.

Tendo como base o referido caso clínico, julgue os itens a seguir.

Não há contraindicação de transplante pulmonar para o paciente.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Com base no pressuposto objeto do texto acima, julgue os seguintes itens, relacionados a organização e administração de bibliotecas: princípios e funções, estrutura organizacional, as grandes áreas funcionais da biblioteca e marketing em centros de documentação e serviços de bibliotecas.

O bibliotecário, em seu novo papel de administrador, deverá conjugar conhecimentos técnicos e administrativos que permitam manter diretrizes e liderança em sua atividade gerencial.

Resolva a questão aqui ›


Melver, 19 anos, foi abordado por uma guarnição PM transportando pequena quantidade de maconha, conduta que infringiu o art. 28 da Lei Antitóxicos (consumo pessoal de drogas). Levando-se em consideração os ditames da Lei Federal nº 11.343/06, que trata do uso e tráfico de drogas, qual deve ser a providência da guarnição em relação ao caso?

Resolva a questão aqui ›


Julgue o item seguinte, relativo aos recursos do direito processual civil.

O desígnio visado pelo recurso pode ser a modificação ou a substituição do julgado. A substituição do julgado, entretanto, obedece aos limites da impugnação, de maneira que, em regra, não pode o tribunal piorar a situação de um único recorrente.

Resolva a questão aqui ›