Paciente de 42 anos de idade, do sexo feminino, procura ...

Paciente de 42 anos de idade, do sexo feminino, procura atendimento em razão da queixa de emagrecimento (perda de 5 kg em 3 meses) e dispneia progressiva. Nega outras comorbidades. Nunca fumou. No Raio X de tórax, há presença de nódulo pulmonar à direita. A tomografia computadorizada de tórax evidenciou um nódulo com densidade de partes moles, de 2 cm x 1,4 cm em topografia de lobo superior direito, com linfonodomegalia hilar à direita (2 cm x 1,9 cm) e mediastinal em cadeias 4D e 7. A ressonância de crânio é normal e o PET-CT confirma o nódulo no lobo superior direito, de 2 cm x 1,5 cm, com SUV = 6,8. Os linfonodos mediastinais das cadeias 4D e 7 e hilar à direita são hipercaptantes (SUV = 11). A paciente não apresenta alterações em demais exames pré-operatórios, apresenta liberação clínica para procedimento de grande porte e a espirometria permite ressecção pulmonar (lobectomia).

A respeito do referido caso clínico, julgue os itens a seguir.

Existe indicação de estadiamento invasivo do mediastino para a paciente.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Incumbe ao Poder Público a prestação de serviços públicos

Resolva a questão aqui ›


Os EUA foram vítimas de uma ação terrorista em larga escala, sendo que o bioterrorismo teve papel fundamental nessa escalada. Vários microrganismos podem ser utilizados para espalhar o pânico e a morte entre as pessoas, sendo que muitos têm importância médicoveterinária. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

O botulismo, causado pela toxina de Clostridium botulinum, também é uma forma provável de arma biológica. A forma inalatória seria a de mais provável uso em um ataque biológico, seguida pela forma oral, por meio de alimento contaminado. Foi descrito que a inalação ocorreu naturalmente em veterinários e experimentalmente em primatas. A ingestão da toxina por meio de alimentos contaminados é a forma mais comum de intoxicação no homem, podendo ocorrer também por meio de feridas contaminadas. A forma intestinal, com colonização e formação da toxina no intestino, tem sido descrita com certa freqüência em crianças com menos de seis meses de idade nos EUA.

Resolva a questão aqui ›


Todo o profissional farmacêutico deve informar ao Conselho Regional de Farmácia o seu afastamento de suas atividades profissionais quando não houver um substituto legal. O afastamento por motivo de óbito familiar deve ser comunicado por escrito com prazo de no máximo de:

Resolva a questão aqui ›