Paciente do sexo feminino, de 25 anos de idade, estudante...

Paciente do sexo feminino, de 25 anos de idade, estudante universitária, tinha história de asma intermitente na infância, sem necessidade de uso de broncodilatador havia quase 10 anos e uso diário de medicações. Compareceu à emergência relatando mal-estar, febre e tosse produtiva havia 12 dias. Nos últimos 2 dias, tinha havido piora da tosse, febre persistente apesar do uso de antitérmicos, inapetência e início de dor torácica próxima ao mamilo direito, principalmente à inspiração profunda. Ao exame físico, havia diminuição do murmúrio vesicular no terço inferior do hemitórax esquerdo e macicez à percussão. O hemograma indicou leucocitose com 12% de formas jovens. A imagem a seguir mostra o Raio X de tórax da paciente.

Considerando o caso clínico apresentado e considerando os conhecimentos médicos a ele correlatos, julgue os itens a seguir.

Caso tenha sido realizada toracocentese com saída de poucos mL de pus franco e espesso com os seguintes resultados: LDH de 2.075; proteína de 3,1; pH de 7,0; glicose < 2; e bacterioscópico com diplococos; a conduta seguinte seria a avaliação por um cirurgião torácico.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Considerando os princípios que norteiam o interrogatório do acusado e os requisitos para a realização desse ato, assinale a opção correta.

Resolva a questão aqui ›


Relativamente ao RITJDFT, julgue os itens seguintes.

I Nas sessões de julgamento, o Ministério Público poderá sempre se manifestar sem limitação de tempo.

II Em certos casos, é possível o julgamento simultâneo de mais de um processo.

III Se um desembargador pedir vista de processo e não o trouxer com seu voto até a segunda sessão seguinte, o julgamento poderá prosseguir mesmo assim, até com a convocação de substituto, se necessário.

IV Se um desembargador votar, na sessão de julgamento, a favor do reconhecimento de alguma questão preliminar, não precisará proferir voto acerca do mérito, ainda que seja vencido no julgamento da preliminar.

V Enquanto não encerrada a sessão na qual determinado processo foi julgado, poderão os desembargadores, mediante solicitação ao presidente, registrar que resolveram modificar o voto que proferiram.

A quantidade de itens certos é igual a

Resolva a questão aqui ›