Questão Q685045
2018 Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH
Prova: Concurso Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH - Médico Área Psicoterapia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) do ano 2018 Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH

Um homem de setenta anos de idade, cardíaco, portador de...

Um homem de setenta anos de idade, cardíaco, portador de hipertensão arterial sistêmica (HAS), fora encaminhado para grupo de apoio coordenado por um médico e um psicólogo no centro de saúde próximo à sua casa. Desde o diagnóstico, faz atividade física regular sob supervisão e participa de rodas de conversa criadas pela vizinhança. Faz boa parte das atividades sem necessidade de auxílio. Em situações que exigem maiores esforços ou deslocamentos, sempre pode contar com os filhos ou mesmo com os netos: “Eles estão sempre comigo. Me sinto vivo. É muito importante sentir que sou querido e amado. Eles me dão o sentido de viver e continuar lutando!” (sic)

No que se refere a esse caso clínico, aos aspectos psicossociais da velhice e ao adoecimento no idoso, julgue os itens subsequentes.

As rodas de conversa das quais esse homem participa não constituem estratégia de enfrentamento.

Comentários

Faça login para participar da discussão.

Cadastre-se Gratuitamente
Carregando comentários...