Cabe ao psicólogo, nas organizações, trabalhar com estra...

Cabe ao psicólogo, nas organizações, trabalhar com estratégias que viabilizem a construção das interações humanas, já que as transformações sociais e individuais decorrentes do contexto do trabalho acarretam diversas formas de subjetivação e de constituição dos grupos e da própria sociedade.

Em relação às informações apresentadas, e no que se refere às intervenções em processos de trabalho, saúde e bem-estar do trabalhador, julgue os itens a seguir.

A psicologia organizacional e do trabalho adota metas que ultrapassam a visão tradicional de eficiência máxima e de ajustamento do indivíduo ao trabalho.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

O ensino fundamental tem por objetivo a formação básica do cidadão, que significa:

Resolva a questão aqui ›


Questão de Farmácia

Após a realização de uma batelada de testes, seus resultados são registrados. Estes registros são deno- minados:

Resolva a questão aqui ›


Foi estimado que um sétimo dos norte-americanos têm uma deficiência que interfere na vida diária. Nos últimos anos, a sociedade tem reconhecido, mais que nunca, as necessidades especiais de cidadãos desafiados por deficiências físicas e (ou) mentais. Os efeitos desse crescente reconhecimento são visíveis: rampas de acesso especiais ao lado de lance de escadas, programação de TV legendada para surdos, livros e revistas com letras grandes para cegos, entre outras. Dependendo da natureza da deficiência de um testando e de outros fatores contextuais associados à deficiência, pode ser necessário um procedimento de mensuração com adaptações, a fim de que a avaliação psicológica seja possível.

COHEN, R. J.; SWERDLIK, M. E.; STURMAN, E. D. Testagem e avaliação psicológica: introdução a testes e medida. Porto Alegre: Artmed, 2014, com adaptações.

No que se refere aos estilos de avaliação psicológica e às acomodações diárias referentes às pessoas com deficiência, necessárias à testagem psicológica, julgue os itens a seguir.

As avaliações impressionistas possuem foco nomotético, e as respectivas interpretações são focadas na aplicação de regras gerais aos casos individuais derivados dos estudos de validade e auxiliam o desenho de testes projetivos na área clínica. Esse tipo de avaliação requer acomodação no tocante às capacidades do avaliador, que deve estar preparado para lidar com as situações da deficiência do testando.

Resolva a questão aqui ›