A prefeitura de uma cidade do interior do país, seguindo...

A prefeitura de uma cidade do interior do país, seguindo as orientações do governo do Estado, está tentando reorganizar sua estrutura de modo que várias de suas secretarias – principalmente Saúde, Educação, Esportes e Serviço Social – passem a trabalhar em rede, ao contrário da estrutura tradicionalmente existente, um misto entre funcional e departamentalização por serviços. Das alternativas a seguir, assinale aquela que apresenta dois dos principais problemas que provavelmente surgirão após a adoção da nova estrutura.
  • A. Poderá ocorrer redundância de funções, com desperdício de recursos e perda de eficiência, além de ocorrer provável estímulo à concorrência por recursos escassos entre as secretarias envolvidas.
  • B. A prefeitura passará a ter dificuldade para apurar responsáveis por algumas situações ou problemas específicos e também haverá potencial aumento de conflitos entre as secretarias, demandando maior tempo para a gerência das relações interpessoais.
  • C. Poderá ocorrer visão restrita dos objetivos da prefeitura, com as secretarias, dando foco a suas metas específicas apenas. Além disso, o prefeito poderá ser sobrecarregado com decisões que acabam sendo deixadas para o nível máximo da hierarquia.
  • D. A prefeitura perderá flexibilidade na utilização de seus recursos humanos, com provável perda de motivação dos servidores envolvidos naquelas secretarias.
  • E. A prefeitura se tornará mais lenta na resposta às mudanças do seu ambiente organizacional decorrente, inclusive, do aumento de sua burocratização, provavelmente produzida pela estrutura em rede.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A empresa familiar Coisas da Terra e do Mar fabrica 10 tipos de pratos congelados, entre doces e salgados, e 4 tipos de compotas: laranja da terra, mamão verde, banana e manga. O principal produto da organização é o bobó de camarão congelado que é vendido para mais de 12 estados do país. A empresa lançou recentemente o bobó de camarão sem dendê acondicionado em pacotes de uso individual para, distribuição pela cadeia de supermercado, com a marca Delícias Leves. Acerca da situação hipotética acima, julgue os seguintes itens.

O total de produtos vendidos pela Coisas da Terra e do Mar somam 14 itens.

Resolva a questão aqui ›


Acerca da administração direta e indireta, julgue os itens subsequentes.

A administração direta compreende os órgãos e as pessoas jurídicas de direito público que prestam serviços típicos do Estado; no âmbito federal, integram a administração direta os ministérios e as autarquias.

Resolva a questão aqui ›


O gestor, frente às tecnologias de atenção à saúde, tem bem definidas as etapas de aplicação da tecnologia em relação aos setores sob a sua responsabilidade e às respectivas atuações. Segundo Goodman (1998), as classificações das tecnologias da saúde devem ser conhecidas pelo gestor da unidade de atendimento para a devida utilização dos recursos, ocorrendo, assim, um melhor aproveitamento das tecnologias, otimizando custos e melhorando resultados.

Considerando o uso das tecnologias em saúde, bem como a relação entre o gestor e tais tecnologias, julgue os itens a seguir.

A classificação dos bancos de sangue, dos sistemas de prontuário eletrônico, do sistema de informação e do sistema de garantia de qualidade é feita quanto ao propósito de cada item, fato conhecido pelo gestor da unidade.

Resolva a questão aqui ›