O Centro de Referência da Assistência Social − CRAS...

O Centro de Referência da Assistência Social − CRAS é uma unidade pública estatal que executa serviços, organiza e coordena a rede de serviços socioassistenciais locais da política de assistência social. Deve ser caracterizado como serviço desenvolvido no CRAS:

  • A.

    família acolhedora.

  • B.

    plantão social.

  • C.

    proteção e atendimento integral à família.

  • D.

    proteção social especial para pessoas com deficiência, idosos e suas famílias.

  • E.

    proteção social de alta complexidade para situações de violência doméstica.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

O período que se estende de 1928 a 1973 é conhecido como o de consolidação da indústria de petróleo.

Uma característica dessa fase foi o(a)

Resolva a questão aqui ›


Um lactente com 1 mês de idade, filho de mãe soropositiva para o HIV, é levado ao ambulatório de crescimento e desenvolvimento, para o acompanhamento após o período neonatal. Com base no histórico perinatal, observou-se que a mãe fora submetida a terapia antiretroviral combinada a partir da 14.ª semana gestacional. A carga viral com 38 semanas gestacionais era indetectável e a gestação evoluiu sem intercorrências. O parto ocorreu com 40 semanas gestacionais, por via vaginal, e a mãe recebeu quimioterapia antiretroviral durante o trabalho de parto. Ao nascer, a criança pesou 3.200 g, mediu, em comprimento 50 cm e o perímetro cefálico mediu 34 cm. Iniciou-se quimioprofilaxia pósnatal a partir da 2.ª hora de vida.

Com relação a esse caso clínico hipotético, julgue os itens de 91 a 96.

Se o primeiro exame de carga viral, que deve ser feito no período de três semanas após o nascimento, apresentar resultado negativo, é correto concluir que a criança não está infectada com o vírus HIV.

Resolva a questão aqui ›


Considerando que a um paciente acometido com infarto agudo do miocárdio tenha sido administrada, por via intravenosa, solução de enoxaparina sódica 3 mg/mL na dosagem de 0,3 mg/kg, julgue os itens que se seguem. O tratamento desse paciente com enoxaparina sódica justifica-se por ser esse fármaco um sal cálcico com propriedades coagulantes.

Resolva a questão aqui ›