Considerando a definição de ato administrativo: ?Como...

Considerando a definição de ato administrativo: “Como a declaração do Estado ou de quem o represente, que produz efeito jurídico de direito público e sujeita a controle pelo Poder Judiciário” (DI PIETRO, M. S. Z. Direito Administrativo. São Paulo: Atlas, 2015.), analise as afirmativas.

I - Licença é o ato administrativo unilateral e vinculado pelo qual a administração faculta àquele que preencher os requisitos legais o exercício de uma atividade.

II - Aprovação é ato unilateral e discricionário pelo qual se exerce o controle a priori ou a posteriori do ato administrativo.

III - Homologação é ato bilateral e discricionário pelo qual a administração pública reconhece a legalidade de um ato jurídico.

IV - Portarias são formas de que se revestem os atos, gerais ou individuais, emanados do Chefe do Executivo.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, III e IV, apenas.
  • B. II e IV, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II, III e IV, apenas.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

No que se refere às demonstrações contábeis, segundo a legislação, julgue os itens a seguir.

Considere que determinado balanço financeiro demonstre nos ingressos extraorçamentários a rubrica restos a pagar com valores superiores a zero. Nesse caso, é correto afirmar que os valores registrados representam o montante de recursos recebidos para o pagamento desses restos a pagar no exercício em tela.

Resolva a questão aqui ›


Acerca das metodologias de imunodiagnóstico disponíveis para acompanhamento da evolução de patologia reumática, julgue os itens subseqüentes.

O método de imunodiagnóstico que usa um dos reagentes imobilizados em uma fase sólida e outro ligado a uma enzima ativa é conhecido como ELISA.

Resolva a questão aqui ›