Tendo presente o quanto dispõe o art. 149-A da Constitui...

Tendo presente o quanto dispõe o art. 149-A da Constituição da República Federativa do Brasil, é CORRETO afirmar que
  • A. os Estados e os Municípios poderão instituir contribuição, na forma das respectivas leis, para o custeio do serviço de iluminação pública, observado o disposto no art. 150,1 e III.
  • B. os Estados e o Distrito Federal poderão instituir contribuição, na forma das respectivas leis, para o custeio do serviço de iluminação pública, observado o disposto no art. 150,1 e III.
  • C. os Estados e o Distrito Federal poderão instituir taxa, na forma das respectivas leis, para o custeio do serviço de iluminação pública, observado o disposto no art. 150, II e III.
  • D. Municípios e o Distrito Federal poderão instituir contribuição, na forma das respectivas leis, para o custeio do serviço de iluminação pública, observado o disposto no art. 150,1 e III.
  • E. os Municípios e o Distrito Federal poderão instituir taxa, na forma das respectivas leis, para o custeio do serviço de iluminação pública, observado o disposto no art. 150, II e III.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

O ato de ensinar no processo ensino aprendizagem nas aulas de Educação Física é compreendido na relação pedagógica como uma relação intencional, planejada e responsável. Esse é um processo interativo entre

Resolva a questão aqui ›


...... é uma técnica de virtualização, utilizada pelo Xen, que apresenta uma interface de software para as máquinas virtuais, que é similar, mas não idêntica ao hardware adjacente. Refere-se à comunicação entre o sistema convidado e o hypervisor para prover performance e eficiência. Este modelo envolve a modificação do kernel do sistema operacional virtual, com o propósito de substituir instruções não virtualizadas que se comunicam diretamente com a camada de virtualização. A lacuna é preenchida corretamente com

Resolva a questão aqui ›


Julgue os seguintes itens acerca da formalização, controle e auditoria de sistemas.

I Os controles incluem políticas, procedimentos e práticas estabelecidas visando prover uma garantia que determinados objetivos serão atingidos. Os controles internos procuram reduzir a exposição a riscos.

II A análise de riscos pode ser parte de um plano de auditoria e visa auxiliar a identificação de riscos e vulnerabilidades de modo que o auditor possa determinar os controles necessários para reduzir esses riscos.

III Alguns controles são preventivos, pois tentam identificar problemas e evitar erros antes que ocorram. Como exemplo de controles preventivos, têm-se o emprego de pessoal qualificado e o controle do acesso às instalações físicas.

IV Em uma auditoria, há procedimentos que visam identificar a área a ser auditada, os objetivos da auditoria e os sistemas a serem auditados; planejar a auditoria; testar a aderência aos controles e elaborar relatório.

V Em qualquer auditoria, para evitar a ocorrência de erros, todas as transações e eventos são verificados. Nenhuma auditoria pode se basear em amostragens coletadas usando-se métodos estatísticos.

A quantidade de itens certos é igual a

Resolva a questão aqui ›