Criado pela Lei n.º 10.861/2004, o Sistema Nacional de...

Criado pela Lei n.º 10.861/2004, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) é formado por três avaliações principais: das instituições; dos cursos; e do desempenho dos estudantes. Acerca do SINAES, é correto afirmar que
  • A. é utilizado pelo Ministério da Educação para classificar as instituições de ensino superior, identificando as melhores e as piores instituições do País.
  • B. avalia as instituições de ensino superior nos aspectos ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, desempenho dos alunos, gestão da instituição, corpo docente e instalações.
  • C. as instituições de ensino têm a opção de estabelecer uma comissão própria de avaliação para realizar suas avaliações internas.
  • D. o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é o único instrumento de avaliação externa utilizado pelo SINAES.
  • E. as instituições de ensino superior têm total autonomia para criar, avaliar e fechar cursos superiores de educação nos níveis técnico, tecnólogo, bacharelado e licenciatura.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Julgue os próximos itens de acordo com os dispositivos da Lei de Responsabilidade Fiscal. O projeto de lei orçamentária anual deve contemplar reserva de contingência destinada a honrar passivos contingentes, bem como outros riscos e eventos fiscais não previstos pelo ente federativo. O montante dessa reserva deve ser definido com base na receita corrente líquida do referido ente.

Resolva a questão aqui ›


O processo de lodos ativados é um dos mais utilizados para o tratamento de águas residuárias. A respeito desse processo, julgue os itens que se seguem.

Nesse processo é obrigatório que haja a recirculação do efluente tratado, para garantir o grau de eficiência de tratamento desejado.

Resolva a questão aqui ›


Dois usuários de uma rede não conseguem gravar simultaneamente um mesmo registro devido à existência, no sistema operacional da rede, do recurso de

Resolva a questão aqui ›