No panorama histórico da Ciência do Direito, realizado...

No panorama histórico da Ciência do Direito, realizado por Tércio Sampaio Ferraz Júnior, na obra A Ciência do Direito, o autor caracteriza a prática dos glosadores da seguinte forma: “Tomando como base assentada os textos de Justiniano, os juristas da época passaram a dar-lhes um tratamento metódico, cujas raízes estavam nas técnicas explicativas usadas em aulas, sobretudo no chamado Trivium, composto de gramática, retórica e dialética, que compunham as artes liberales de então. Com isto, eles desenvolveram uma técnica especial de abordagem de textos pré-fabricados e aceitos por sua autoridade, caracterizada pela glosa gramatical e filológica, pela exegese ou explicação do sentido, pela concordância, pela distinção”.

Neste sentido, o autor considera que neste confronto do texto estabelecido e do seu tratamento explicativo, presente na prática dos glosadores, é que nasce a

  • A. Ciência do Direito com seu caráter eminentemente zetético.
  • B. Ciência do Direito com seu caráter exclusivamente interpretativo.
  • C. Jurisprudência romana com seu caráter prioritariamente comparativo.
  • D. Jurisprudência medieval com seu caráter eminentemente dialético.
  • E. Ciência do Direito com seu caráter eminentemente dogmático.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

No que se refere ao procedimento ordinário, julgue os itens subseqüentes. Não ocorrendo o julgamento antecipado da lide, o juiz necessariamente deve designar audiência preliminar com o único fim de tentar a conciliação entre as partes.

Resolva a questão aqui ›


Acerca do orçamento público, julgue os itens seguintes. O ciclo orçamentário é um processo contínuo, dinâmico e flexível, em que são avaliados os aspectos físicos e financeiros dos programas do setor público.

Resolva a questão aqui ›


No Scrum, o artefato burndown chart serve para

Resolva a questão aqui ›