Paciente do sexo masculino, de oitenta e três anos de id

#Questão 595424 - Medicina, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2017, HUB, Médico Residente de Acesso Direto (Programa: Anestesiologia)

Paciente do sexo masculino, de oitenta e três anos de idade, portador de mal de Alzheimer e que, havia seis anos, sofrera infarto agudo do miocárdio, o que motivou a colocação de stent em sua artéria coronária direita, apresentou quadro súbito de paralisia do dimidio esquerdo, bem como alteração da fala e do nível de consciência. Ao ter sido internado na UTI, diagnosticou-se AVCI no paciente. Durante o período de internação na UTI, ele apresentou dificuldade de se alimentar por via oral, com episódios de broncoaspiração associados, motivo por que foi necessário definir a SNE como via exclusiva de alimentação. Realizada avaliação da deglutição mediante videodeglutograma, foi diagnosticada disfagia orofaríngea grave. Foi solicitada ao paciente a realização de gastrostomia endoscópica. Nesse período, ele estava em uso de clopidogrel e AAS.

A partir desse caso clínico, julgue o próximo item.

Para a realização da gastrostomia endoscópica, o paciente deve suspender o uso das referidas medicações pelo menos cinco dias antes do procedimento e, durante o pré-operatório, deve substituí-las por heparina de baixo peso molecular, suspendendo seu uso, entretanto, vinte e quatro horas antes do procedimento cirúrgico.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis