Paciente do sexo feminino, de sessenta e três anos de id

Medicina - Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017 - HUB - Médico Residente de Acesso Direto (Programa: Anestesiologia)

Paciente do sexo feminino, de sessenta e três anos de idade, apresentava empachamento e desconforto abdominal semelhante à cólica de caráter frequente e que cedia sem necessidade de analgesia. Durante a investigação diagnóstica, ela foi submetida a exame laboratorial e ultrassonografia abdominal total. Os resultados dos exames laboratoriais não apresentaram anormalidades. Contudo, a ultrassonografia mostrou a presença de cisto de 4 cm de diâmetro na cabeça do pâncreas. Procedeu-se, então, à realização de tomografia computadorizada de abdome com contraste, pela qual se identificou cisto pancreático de 4 cm de diâmetro de superfície regular, com múltiplos pequenos cistos no seu interior, espesso estroma fibroso, sem comunicação com ducto pancreático principal e com calcificações esparsas próximas da periferia do cisto.

Considerando esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.

Os resultados obtidos na tomografia computadorizada da paciente indicam baixa possibilidade de ela ser portadora de neoplasia intraductal papilar mucinosa.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Um paciente de cinquenta e três anos de idade, engenheiro químico, tabagista, recebeu o diagnóstico de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), iniciando o tratamento com a equipe multiprofissional do setor de reabilitação cardiopulmonar.

Com relação a esse caso clínico, julgue os itens subsequentes.

O paciente poderá apresentar sintomas psicossociais como depressão, ansiedade, dificuldades de concentração e isolamento social, comuns aos pacientes com DPOC.

Resolva a questão aqui ›


Márcia exerce o cargo de agente administrativo, lotada em um posto de atendimento ao público da Secretaria Executiva de Estado de Saúde Pública (SESPA). Ela sabe comunicar-se bem com todos os clientes e é hábil ao prestar informações acerca dos serviços da SESPA. Não diz às pessoas mais do que elas esperam saber naquele momento e zela pela linguagem utilizada e por sua aparência pessoal. A simpatia e a conversa envolvente fazem de Márcia uma profissional de quem se gosta à primeira vista. Apesar de ter bastante trabalho, Márcia se esforça para estar bem humorada e disposta a colaborar sempre, o que faz com que seja a funcionária mais requisitada do setor.

Diante da situação hipotética apresentada acima, julgue os itens subseqüentes, acerca das relações humanas satisfatórias e da atuação de profissional na área de relações públicas.

Márcia apresenta eficácia e eficiência na comunicação pois sabe adequar sua linguagem aos diferentes tipos de clientela, presta informações corretamente e com cordialidade.

Resolva a questão aqui ›


Analise o texto abaixo:

“O Plano estabeleceu que o Estado passasse a utilizar instrumentos de políticas econômicas para implantar e ampliar a infraestrutura social básica. O Plano partiu de um diagnóstico profundo da realidade econômica, social e cultural do Estado. O Plano estabeleceu a promoção de três áreas básicas de desenvolvimento: O Homem, O Meio e A Expansão Econômica”.

 O texto contém as características que descrevem a seguinte experiência de planejamento econômico em Santa Catarina:

Resolva a questão aqui ›