Paciente do sexo masculino, obeso mórbido, portador de d

#Questão 595423 - Medicina, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2017, HUB, Médico Residente de Acesso Direto (Programa: Anestesiologia)

Paciente do sexo masculino, obeso mórbido, portador de dislipidemia, hipertenso, diabético, com IMC de 43%, em uso contínuo diário de metilformina 850 mg, losartana sódica 50 mg, hidroclorotiazida 100 mg e sinvastatina em dose dobrada, foi submetido a tratamento cirúrgico da obesidade com a realização de cirurgia de Fobi-Capella por via aberta. O procedimento cirúrgico teve duração de 4 horas e 35 minutos, sem incidentes. No primeiro dia do pós-operatório, o paciente passou a sentir dor lombar associada a empastamento muscular. Constatou-se, então, que o paciente apresentava insuficiência renal aguda, sendo necessária a realização de hemodiálise. Após avaliação laboratorial adequada, atestou-se que se tratava de um caso de rabdomiólise aguda.

Com base no caso clínico apresentado, julgue os seguintes itens.

O uso de doses elevadas de estatinas durante o pré-operatório é motivo para o aparecimento de rabdomiólise no pós-operatório do paciente.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis