José subverteu a disciplina interna do estabelecimento p

José subverteu a disciplina interna do estabelecimento prisional por ter praticado ato previsto como crime.

Nessa situação hipotética, de acordo com o que prevê a LEP relativamente ao RDD,

  • A. o RDD poderá ser aplicado a José pelo diretor do estabelecimento prisional, que, na decisão, deverá considerar o comportamento de José e os motivos de sua prisão.
  • B. a submissão de José ao RDD ocorrerá se o crime praticado por ele for tipificado na modalidade dolosa ou culposa, que cause dano ao patrimônio ou à integridade física de outrem.
  • C. para que José seja submetido ao RDD, o crime por ele cometido deve ser doloso e ter sido praticado com violência ou grave ameaça a pessoa, hipótese que configura falta grave.
  • D. não será admitida a aplicação do RDD a José se ele for um preso provisório, uma vez que a LEP prevê ser requisito para esse regime o trânsito em julgado da sentença penal condenatória.
  • E. se for submetido ao RDD, José ficará recolhido em cela individual, terá direito a visitas semanais e poderá sair da cela diariamente para banho de sol.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Um homem de quarenta e sete anos de idade, 70 kg, trabalhador de uma indústria, sofreu um acidente ao tentar consertar um tambor de óleo que explodiu. A vítima conseguiu sair do local sem inalar fumaça e foi encaminhada a um hospital de atendimento especializado. Ao ser examinado, apresentava 50% de queimaduras de espessura parcial e total nas extremidades inferiores e superiores, nas mãos, nos braços e no tronco. A área atingida do tronco e dos membros inferiores foi apenas anterior, nas demais áreas, houve comprometimento circular. O paciente estava consciente, queixando-se de dores intensas, apresentando edema generalizado, pulso filiforme nas extremidades inferiores e murmúrio vesicular fisiológico à ausculta pulmonar. Os sinais vitais obtidos foram: 125 bpm, 35 mrm, 35,8 ºC e 100 mmHg x 50 mmHg. Não foram palpados pulsos em membros superiores (apenas com doppler). Não havia expectoração de partículas de carbono no escarro e nem fuligem em narinas ou em boca. O débito urinário por cateter vesical de longa permanência estava entre 20 a 25 mL/hora. Os exames gasométricos encontravam-se normais e o hematócrito elevado. O paciente recebeu infusão venosa de Ringer Lactato por cateter central. A equipe de enfermeiros do local aplicou o modelo de Roy e a classificação dos diagnósticos de enfermagem da NANDA-I.

Considerando esse caso clínico, julgue os itens subsequentes, a respeito da assistência de enfermagem.

Existem evidências clínicas que indicam a presença do diagnóstico de enfermagem volume de líquidos deficiente.

Resolva a questão aqui ›


A cânula nasal de alto fluxo tem se mostrado um recurso útil na diminuição das taxas de intubação orotraqueal em pacientes com doenças respiratórias. Em relação a esse aparelho, assinale a alternativa correta.

Resolva a questão aqui ›


Um paciente de 77 anos de idade apresenta queixa de prurido generalizado há dois meses e refere icterícia progressiva há três semanas, com piora há uma semana, quando notou colúria e acolia fecal. Refere perda de peso não quantificada, porém com roupas frouxas, e nega dor abdominal. Tem antecedente de hepatite C. Ao exame físico, encontra-se em bom estado geral, emagrecido, normocorado, hidratado, ictérico 3+/4+, afebril, acianótico, eupneico (FR de 14 ipm), FC de 80 bpm, PA de 138 mmHg x 88 mmHg, saturação de oxigênio de 99% em ar ambiente, com abdome flácido, indolor e timpânico, com fígado palpável a 4,5 cm do rebordo costal na linha hemiclavicular direita, indolor, com bordos rombos, estável hemodinamicamente. Exames laboratoriais demonstraram aumento de bilirrubinas com predomínio da fração direta, fosfatase alcalina e gama glutamil transferase (GGT) muito aumentadas, além de transaminases aumentadas. Na ressonância nuclear magnética, foi confirmada a dilatação de vias biliares intra-hepáticas difusamente e lesão expansiva na confluência do ducto hepático direito e esquerdo, estendendo-se em direção ao ducto hepático esquerdo e ducto hepático comum, determinando obstrução total da luz canalicular, vesícula biliar colabada. Não foram identificadas lesões a distância nos demais exames.

A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.

A ressecção curativa para esse paciente inclui a ressecção do lobo caudado e hepatectomia E.

Resolva a questão aqui ›