Um oficial do corpo de bombeiros arrombou a porta de dete

Um oficial do corpo de bombeiros arrombou a porta de determinada residência para ingressar no imóvel vizinho e salvar uma criança que corria grave perigo em razão de um incêndio.

A respeito dessa situação hipotética e conforme a doutrina dominante e o Código Civil, assinale a opção correta.

  • A. O oficial tem o dever de indenizar o proprietário do imóvel danificado, devendo o valor da indenização ser mitigado em razão da presença de culpa concorrente.
  • B. O ato praticado pelo oficial é ilícito porque causou prejuízo ao dono do imóvel, inexistindo, entretanto, o dever de indenizar, dada a ausência de nexo causal.
  • C. Não se aplica ao referido oficial a regra do Código Civil segundo a qual o agente que atua para remover perigo iminente pode ser chamado a indenizar terceiro inocente.
  • D. Conforme disposição do Código Civil, o oficial teria o dever de indenizar o dono do imóvel no valor integral dos prejuízos existentes, tendo direito de regresso contra o responsável pelo incêndio.
  • E. Não se pode falar em responsabilidade civil nesse caso, pois, na hipótese de estado de necessidade, o agente causador do dano nunca terá o dever de indenizar.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Para se verificar a natureza e a extensão da associação linear entre duas variáveis, deve-se usar

Resolva a questão aqui ›


As proteínas são os principais componentes dos órgãos e estruturas brandas da anatomia do animal, que requer esse tipo de nutriente em quantidade suficiente e contínua a fim de suprir as suas necessidades diárias para crescimento e reposição. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Com relação a principal fonte de proteína metabolizável para ruminantes, a proteína fornecida na ração é mais importante que a proteína microbiana originada no rúmen.

Resolva a questão aqui ›


Acerca de hardware, do sistema operacional Windows 8 e do programa Microsoft PowerPoint 2013, julgue os itens a seguir.

O ícone localizado no canto inferior direito da barra de tarefas do Windows 8, informa o status da conexão por meio de uma rede sem fio ou de outra rede.

Resolva a questão aqui ›