João, servidor público ocupante do cargo de motorista d

João, servidor público ocupante do cargo de motorista de determinada autarquia do DF, estava conduzindo o veículo oficial durante o expediente quando avistou sua esposa no carro de um homem. Imediatamente, João dolosamente acelerou em direção ao veículo do homem, provocando uma batida e, por consequência, dano aos veículos. O homem, então, ingressou com ação judicial contra a autarquia requerendo a reparação dos danos materiais sofridos. A autarquia instaurou procedimento administrativo disciplinar contra João para apurar suposta violação de dever funcional.

No que se refere à situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.

A autarquia tem direito de regresso contra João.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Atenção: As questões de números 11 a 19 referem-se ao texto que segue.

Não se ganha muito dinheiro, / mas sempre dá para pagar as pequenas dignidades.

Preserva-se a relação de sentido entre os segmentos destacados na frase acima em:

Resolva a questão aqui ›


Em uma sociedade de consumo como a nossa, é cada vez maior a produção de materiais que são descartados diariamente, trazendo uma série de problemas que interferem diretamente na qualidade de vida. O Decreto Estadual n.º 38.356/98, que regulamenta a Lei Estadual de Resíduos Sólidos n.º 9.921/93 (In: Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, 2003), estabelece um modelo de gestão que combina várias técnicas para o manejo dos diferentes componentes do fluxo de resíduos, e baseia-se em alguns princípios que visam a diminuição do desperdício, do volume de resíduos, proporcionam economia de recursos naturais e de energia, assim como reduzem a poluição do solo, da água e do ar.

Pode-se sintetizar esses princípios, na seguinte ordem:

Resolva a questão aqui ›


A figura apresenta um circuito digital e seu correspondente Mapa de Karnaugh. A porta lógica a ser inserida no quadrado pontilhado da figura é:

Resolva a questão aqui ›