Atenção: Considere o texto abaixo para responder às quest...

Atenção: Considere o texto abaixo para responder às questões de números 42 a 44.

Amadeu era um aluno complicado. Esmirrado e problemático. Vivia faltando às aulas e quando comparecia era sempre encaminhado para a diretoria por indisciplina. Já havia ultrapassado 50% de ausência. Estava na quarta série e já deveria estar na sexta. Célia, sua professora, andava muito preocupada e sempre tentava aproximar-se dele para tentar convencê-lo a comparecer às aulas e permanecer na escola. Um dia destes Amadeu chegou mais cedo do que de costume. Todos ficaram assustados quando perceberam que estava com o rosto inchado, cheio de hematomas e com uma expressão de desamparo. Apanhou do pai, cochichou para a professora um colega de classe. Célia não teve dúvida. Conversou com a direção da escola, convencida de que estavam esgotados os recursos escolares para solucionar o problema, e propôs que o caso fosse encaminhado às autoridades competentes...

O órgão que deve ser comunicado sobre o caso a que o texto se refere é

  • A.

    a Secretaria de Justiça.

  • B.

    o Tribunal de Justiça.

  • C.

    o Juizado de Menores.

  • D.

    a Delegacia de Polícia.

  • E.

    o Conselho Tutelar.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Com relação às estruturas de cabeamento disponíveis no mercado e sua utilização em tecnologia da informação e telecomunicações, julgue os itens a seguir.

Por meio da fibra ótica monomodo, atinge-se distâncias mais longas que na fibra multimodo.

Resolva a questão aqui ›


Uma paciente de 11 anos de idade compareceu a consulta de pronto atendimento com queixa de oito episódios de diarreia no dia de hoje, com fezes líquidas sem presença de elementos patológicos. Não ocorreram febre ou vômitos. Ao exame físico, verificaram-se olhos normais, mucosas úmidas e coradas, sinal da prega com desaparecimento rápido, pulsos cheios e simétricos e enchimento capilar com tempo de dois segundos. Constataram-se FC de 80 bpm, saturação de oxigênio de 100% e frequência respiratória de 16 irpm. A paciente apresenta histórico de tratamento oncológico para linfoma, atualmente sem critérios para recidiva, e infecções urinárias frequentes (de três a cinco episódios ao ano), desde os 2 anos de idade.

 Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Há indicação de hidratação venosa nessa paciente.

Resolva a questão aqui ›


       Uma paciente de 76 anos de idade, internada com diagnóstico de câncer metastático, apresentou quadro de constipação. A essa paciente foi prescrito enema.

Considerando essa situação hipotética e o procedimento técnico prescrito, julgue os itens seguintes.

Deve-se utilizar a técnica estéril na realização desse procedimento, para se evitar proliferação de bactérias.

Resolva a questão aqui ›