O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) representa o...

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) representa o comprometimento legal do Brasil à assinatura de Convenções e Declarações Internacionais, como a Declaração Universal dos Direitos das Crianças (1959), a Convenção sobre os Direitos das Crianças (1989) e o resultado inconteste das lutas sociais em defesa e pela garantia dos direitos da população infanto-juvenil brasileira. Sobre o ECA e os direitos assegurados por ele, é correto afirmar que:

  • A.

    O ECA discorre sobre um conjunto de ações e políticas, cujo objetivo é a proteção integral de crianças e adolescentes, definidos como sujeitos de direitos e que se encontram em condição peculiar de desenvolvimento.

  • B.

    O ECA determina à família e ao Poder Público, excetuando a comunidade e a sociedade, a obrigação de garantir a efetivação dos os direitos assegurados em seus artigos.

  • C.

    No que diz respeito às obrigações do Poder Executivo, a máxima de prioridade absoluta na destinação privilegiada de recursos públicos ao enfrentamento das demandas de nossa infância, estabelecida pelo ECA, desde 1998, é plenamente respeitada pelos três entes federados.

  • D.

    O ECA completará, em julho de 2010, 17 anos de existência com uma ampla gama de direitos assegurados à infância e juventude.

  • E.

    O ECA constitui um compilado da legislação específica de proteção à criança e ao adolescente elaborado a partir do antigo Código de Menores e mantendo suas diretrizes originais.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

De qual processo de conformação plástica é oriundo o fio- -máquina, produto semiacabado para a trefilação?

Resolva a questão aqui ›


Julgue os seguintes itens, a respeito das estruturas lingüísticas do texto acima.

A argumentação do texto mostra que a expressão "o mesmo princípio" (l.8) refere-se ao princípio científico de funcionamento do cronômetro marítimo.

Resolva a questão aqui ›


O estado de Tocantins foi criado no ano de ......, a partir da divisão do estado de ...... .

Completam corretamente as lacunas da frase acima:

Resolva a questão aqui ›