A mãe de Francisco, aluno da 8a série do ensino fundament...

A mãe de Francisco, aluno da 8a série do ensino fundamental, foi informada, pela primeira vez, no início do 4o bimestre do ano letivo, que seu filho iria repetir o ano por insuficiência de aprendizagem no estudo de Língua Portuguesa.

Esta mãe, ao procurar o Conselho Tutelar, foi informada da legislação existente, a saber:

I. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar das propostas educacionais, conforme o estabelecido no ECA.

II. É assegurado o direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores, conforme o estabelecido no ECA.

III. É dever do estado assegurar à criança e ao adolescente: atendimento no ensino fundamental, através de programas suplementares de material didático escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde, conforme o estabelecido no ECA.

IV. Obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, nos termos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

V. Os pais ou responsáveis têm a obrigação de acompanhar os estudos de seus filhos e assegurar o bom desempenho na escola, nos termos da LDB.

Está correto o que se afirma, APENAS, em

  • A. I, II e III.
  • B. I, IV e V.
  • C. II, III e IV.
  • D. I, II, III e IV.
  • E. II, III, IV e V.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Considerando que o interior de um quarto tenha o formato de um paralelepípedo retângulo com altura de 3 metros e volume de 36 metros cúbicos, e que o piso desse quarto seja um retângulo cuja diagonal meça 5 metros, julgue os itens a seguir.

O perímetro do piso do quarto é superior a 15 metros.

Resolva a questão aqui ›