A respeito de pregão, julgue os itens que se seguem com b...

A respeito de pregão, julgue os itens que se seguem com base na Lei n.o 10.520/2002. As compras e as contratações de bens e serviços comuns, no âmbito da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, poderão ser implementadas com base na modalidade de licitação denominada pregão.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A tabela abaixo representa os salários de um grupo de funcionários de uma empresa do município de Valença:

Com base na tabela, o salário médio desses funcionários,emreais, é:

Resolva a questão aqui ›


Indicadores de morbidade e fatores de risco divulgados pelo Ministério da Saúde do Brasil mostram que, no período de 1998 a 2001, nas internações hospitalares de meninos e meninas na faixa etária de 10 a 19 anos, as quedas constituem causas freqüentes (quase 70% do total); a segunda causa de internação de meninos e rapazes são as agressões, correspondendo a mais de 10% do total de internações a cada ano. Entre meninas e mulheres adolescentes, agressões são a quarta causa de internações, registrando-se porcentagem inferior a 5% por ano. Com base nessas informações e à luz de conhecimentos sobre avaliação psicológica e desenvolvimento psicológico na infância e na adolescência, julgue os seguintes itens.

Os registros de internações divulgados pelo Ministério da Saúde confirmam o achado das pesquisas em desenvolvimento humano de que meninos são mais agressivos que meninas.

Resolva a questão aqui ›


A seguir são descritas duas situações relativas a procedimentos adotados em um laboratório de análises clínicas ao receber amostras para análises bioquímicas e microbiológicas.

Situação I: < Uma amostra de sangue colhida há 30 minutos foi recebida no laboratório em tubo estéril, sem anticoagulante, com solicitação de hemograma e análise microbiológica por cultura. A amostra foi dividida em duas alíquotas, uma para a análise hematológica, na qual se adicionou heparina, e outra para cultura, que foi semeada em meio sólido de ágar sangue.

Situação II: < Cotonete estéril utilizado durante uma cirurgia para colher material de tumor pleural para bacterioscopia e cultura foi enviado ao laboratório, onde foi aplicado, por meio de alça de platina estéril, em placa de Petri contendo meio de cultura e também em lâmina, que foi rapidamente flambada, coberta com solução de cristal violeta por 1 minuto, enxaguada, em seguida coberta com lugol por 1 minuto, enxaguada novamente, gotejada com solução de álcool-acetona por 4 segundos, enxaguada pela terceira vez, coberta por fucsina básica por 1 minuto, enxaguada uma última vez e, após esse procedimento, examinada ao microscópio óptico.

Com relação a essas situações, julgue os itens subseqüentes.

O procedimento realizado na situação II, após aplicação da amostra na lâmina, refere-se apenas às etapas de coloração da amostra.

Resolva a questão aqui ›