Com relação ao currículo, de acordo com o Parecer CEB n.º 04/1998, a “construção da Base Nacional Comum passa pela constituição dos saberes integrados à ciência e à tecnologia, criados pela inteligência humana. Por mais instituinte e ousado, o saber terminará por fundar uma tradição, por criar uma referência.”. Assim sendo, de acordo com esse documento, é correto afirmar que a
relação com o passado deve ser evitada, porque não há outra forma de ampliar os saberes senão retirando-os da sua historicidade, isto é, eles têm de ser assumidos como algo atemporal e estático.
relação do instituído com o instituinte impossibilita a ampliação dos saberes, justamente porque o olhar para o passado torna-se um obstáculo para se seguir adiante.
nossa relação com o instituído deve pautar-se pelo desejo de cristalizá-lo, já que, pelo fato de o tempo ser algo linear e sequencial, nosso olhar sobre o instituído precisa ser de contemplação.
relação com o passado deve ser cultivada, pois, sem um olhar sobre o instituído, criamos lacunas, desfiguramos memórias e identidades, perdemos vínculo com a nossa história.
modernidade arquitetou-se a partir de uma completa ruptura com a tradição, as referências e os paradigmas seculares, porque, sem dar as costas ao passado, não é possível avançar.
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