Quais os números entre parênteses que ocupam uma vírgula,...

Quais os números entre parênteses que ocupam uma vírgula, pontuando adequadamente o texto abaixo, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa?

 “Muitas são as dúvidas que rondam a cabeça dos estudantes (1) que se preparam para o vestibular e concursos em geral. Sobretudo (2) quando o assunto é a disciplina de Português e Literatura. Afinal (3) qual é a melhor maneira de estudar a gramática (4) em suas múltiplas regras e exceções (5) tantas vezes distante da língua utilizada no cotidiano? E quanto aos livros selecionados (6) pelas instituições (7) é preciso sabê-los “de cor”? Que tipo de conhecimento sobre os clássicos (8) a maioria dos vestibulares exige?”

  • A. 2 – 3 – 5 – 7 – 8
  • B. 1 – 2 – 3 – 5 – 7
  • C. 1 – 2 – 3 – 5 – 7 – 8
  • D. 2 – 3 – 4 – 5 – 7
  • E. 2 – 3 – 4 – 5 – 6 – 7
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

De acordo com a Lei Orgânica de Florianópolis, compete privativamente à Câmara Municipal:

Resolva a questão aqui ›


A criação de entidades da Administração Pública Indireta por determinado ente federativo resulta do processo de descentralização legal, por meio do qual o Estado outorga a prestação de determinadas atividades de interesse público a entidades dotadas de personalidade jurídica própria.

A esse respeito, associe a entidade da administração indireta em âmbito federal ao respectivo regime jurídico.As associações corretas são:

Resolva a questão aqui ›


As características do sistema tributário de um país afetam a distribuição de renda da sociedade. A equidade entre os grupos de renda é um princípio importante no projeto de um sistema tributário.

Suponha que o governo utilizasse a seguinte fórmula para calcular quanto uma família teria como valor do imposto devido:

Impostos devidos = (1/3 da renda) − 10 mil

Diante dessa regra de tributação, considere as seguintes situações de renda familiar e valor de imposto devido:

I. Uma família com renda de $ 66 mil teria um imposto devido de $ 12 mil; uma família com renda de $ 105 mil teria um imposto devido de $ 25 mil; uma família com renda de $ 21 mil teria um imposto calculado de (−) $ 3 mil; assim, essa família receberia do governo um cheque de $ 3 mil, pois trata-se da política do imposto de renda negativo.

II. Uma família com renda de $ 96 mil teria um imposto devido de $ 22 mil; uma família com renda de $ 45 mil teria um imposto devido de $ 5 mil; uma família com renda de $ 18 mil teria um imposto calculado de (−) $ 4 mil; assim, essa família receberia do governo um cheque de $ 4 mil, pois trata-se da política do imposto de renda equitativo.

III. Uma família com renda de $ 117 mil teria um imposto devido de $ 29 mil; uma família com renda de $ 84 mil teria um imposto devido de $ 18 mil; uma família com renda de $ 24 mil teria um imposto calculado de (−) $ 2 mil; assim, essa família receberia do governo um cheque de $ 2 mil, pois trata-se da política do imposto de renda positivo.

Está correto o que se afirma APENAS em

Resolva a questão aqui ›