LÍNGUA PORTUGUESA  TEXTO 1...

Língua Portuguesa - Morfologia - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2002 - CGJ/RJ - Comissário de Justiça da Infância e da Juventude

LÍNGUA PORTUGUESA

 TEXTO 1

"... para SE defender contra o frio da noite"; o valor morfossintático da palavra em maiúsculas neste segmento do texto está repetido em:
  • A. Vou contar um fato; quero saber SE o conheces.
  • B. Os meninos SE ajudam uns aos outros.
  • C. Todas as pessoas passam por ele, sem saber do que SE trata.
  • D. Cada um deles SE incumbe de uma tarefa.
  • E. Quando SE olha para ele, a cena é triste.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

O banco, hoje, é um sistema complexo. Ele age em sua matriz e em suas diversas agências ou departamentos, procurando alcançar maior volume de público para suas operações. A respeito de relações interfinanceiras e interdepartamentais, julgue os itens abaixo.

As contas interdepartamentais funcionam como um conjunto de contas de compensação entre agências do mesmo banco.

Resolva a questão aqui ›


Segundo Fusari (1998), “Elaborar, executar e avaliar planos de ensino exige que o professor tenha clareza (crítica): da função da educação escolar na sociedade brasileira; da função político-pedagógica dos educadores escolares (diretor, professores, funcionários, conselho de escola); dos objetivos gerais da educação escolar (em termos de país, estado, município, escola, áreas de estudo e disciplinas), efetivamente comprometida com a formação da cidadania do homem brasileiro; do valor dos conteúdos como meios para a formação do cidadão consciente, competente e crítico; das articulações entre conteúdos, métodos, técnicas e meios de comunicação; e da avaliação no ensino-aprendizagem”. Embora pautada pela educação básica, essa colocação de Fusari apoia-se em pressupostos de planejamento que se aplicam a qualquer nível de ensino, inclusive o superior. Tomando por base essas considerações, pode-se afirmar que um competente planejamento de ensino

Resolva a questão aqui ›