Atenção: As questões de números 1 a 6 baseiam-se no texto...

Atenção: As questões de números 1 a 6 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

O Ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, assinou portaria que muda as regras de classificação indicativa para cinema, fitas de vídeo e DVDs. A portaria permite que crianças e adolescentes tenham acesso a salas de cinema cujo filme tenha recebido classificação imediatamente superior à faixa etária da criança, desde que acompanhada por seus pais. O principal objetivo das mudanças propostas pelo Ministério da Justiça seria a divisão da responsabilidade pelo conteúdo a que assistem crianças e adolescentes entre o Estado, a família e a sociedade.

Sem dúvida, situa-se nesse tripé a rede protetora que toda criança deveria ter, e isso está expressamente dito em nossa Constituição, no artigo 227. No entanto, considerando ser esse um tema com alto grau de subjetividade e delicadeza, já que diz respeito ao acesso a conteúdos que poderiam, em tese, afetar o desenvolvimento psicológico e emocional da criança e do adolescente, uma mudança dessa ordem deveria ter sido mais discutida com a sociedade.

(Rubens Naves, Folha de S. Paulo, 3 de julho de 2004, A3)

Uma portaria muda as normas de classificação das faixas etárias para cinemas, fitas de vídeo e DVDs. Seria preciso, porém, aplicar as normas, dando às normas maior flexibilidade, para que todos obedeçam às normas.

 Para evitar repetição desnecessária, as expressões grifadas acima devem ser corretamente substituídas por

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis