Ana, que é empregada da empresa Y Ltda. desde 1995, ficou...

Ana, que é empregada da empresa Y Ltda. desde 1995, ficou grávida em 2003 e o nascimento do bebê estava previsto para o mês de maio de 2004. Ana pretendia aproveitar a licença-maternidade de 120 dias, após o nascimento do bebê, para poder dedicar-se à criança por mais tempo. Entretanto, Maria, colega de Ana, durante uma conversa disse que achava não ser isto possível porque, legalmente, a licença maternidade deveria ter início 28 dias antes do parto, sendo impossível o gozo dos 120 dias após o nascimento da criança.

Com base na situação hipotética acima, julgue os itens seguintes, relativos à licença-maternidade e aos encargos patronais.

Como o pagamento do salário-maternidade, após mudança legislativa, passou a ser feito unicamente pelo INSS, Ana não receberia o valor correspondente à sua remuneração diretamente do seu empregador.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Compare as informações da figura acima e julgue os seguintes itens.

No fragmento intitulado "Trabalho semi-escravo", preservam-se a correção gramatical e a coerência textual ao se empregar forem em lugar de "são".

Resolva a questão aqui ›


A intoxicação pelo chumbo, o saturnismo, é uma das mais antigas enfermidades profissionais e ocorre com freqüência. A medida preventiva com o fim de impedir a entrada de vapores, poeiras e fumos de chumbo no organismo do trabalhador é a utilização de:

Resolva a questão aqui ›


Julgue os itens que se seguem, a respeito das partes a serem incluídas na elaboração do manual de procedimentos do arquivo da ANVISA.

As listagens dos conjuntos documentais descartados periodicamente devem ser anexadas ao final do manual.

Resolva a questão aqui ›