Em cada uma das opções abaixo, é apresentada uma situação...

Em cada uma das opções abaixo, é apresentada uma situação hipotética acerca dos crimes em espécie seguida de uma assertiva a ser julgada. Com base nas disposições do Código Penal, assinale a opção cuja assertiva esteja correta.

  • A.

    Uma pessoa cometeu crime de lesão corporal seguida de morte logo após ter sido provocada injustamente pela vítima, estando, dessa forma, sob o domínio de violenta emoção. Nessa situação, o juiz poderá reduzir a pena.

  • B.

    João, sabendo ser mentira, acusou publicamente José de ter furtado o relógio de Juca. Nessa situação, João responderá pelo crime de difamação.

  • C.

    Um homem, após graves ameaças, subtraiu as joias de sua genitora. Nessa situação, em virtude de o homem ter cometido crime contra o patrimônio em desfavor de sua ascendente, ele será isento de pena.

  • D.

    Uma pessoa apropriou-se de coisa alheia que veio ao seu poder por erro ou força da natureza. Nessa situação, a pessoa não cometeu crime.

  • E.

    Uma gestante consentiu a outra pessoa que provocasse o aborto de seu feto. Nessa situação, a mulher que estava grávida responderá pelo crime de aborto com o consentimento da gestante e a outra pessoa será isenta de pena.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Com relação às idéias, às estruturas gramaticais e ao emprego de vocábulos no texto acima, julgue os itens que se seguem.

Como todos os cidadãos, os presos têm direitos e deveres, e é sobre ambos que o texto discorre.

Resolva a questão aqui ›


              Um homem de 63 anos de idade apresentou, há 4 anos, tremor e bradicinesia inicialmente no hemicorpo direito e, a seguir, no esquerdo, que evoluíram, com tendência à hipertonia plástica.

Acerca desse caso clínico, julgue os próximos itens.

A depressão e o distúrbio de comportamento durante o sono (REM) fazem reconhecidamente parte da síndrome descrita.

Resolva a questão aqui ›