A Lei no 4.320/64 dispõe, expressamente: I. O emp...

A Lei no 4.320/64 dispõe, expressamente: 

I. O empenho de despesa é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição.

II. O empenho da despesa poderá exceder o limite dos créditos concedidos.

III. A liquidação da despesa consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito.

  • A. I.
  • B. II.
  • C. III.
  • D. I e II.
  • E. I e III.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

De acordo com a norma do artigo 175 da Constituição da República, incumbe ao poder público, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, sempre através de licitação, a prestação de serviços públicos.

A esse respeito, qual a natureza jurídica da permissão de serviço público?

Resolva a questão aqui ›


De acordo com a 2.ª edição do Padrão Internacional da CDU, em Língua Portuguesa, julgue os itens a seguir, considerando que os números de cada assunto estão corretamente associados na confecção de uma notação. Observe que as aspas são usadas apenas para destacar as notações e os assuntos, sem nenhum significado notacional. A notação “53+913” refere-se ao título “Física e Geografia Regional”.

Resolva a questão aqui ›


Quando se diz em um parque industrial que o produto Alfa consome mais silicone para a produção do que o produto Beta, tem-se uma referência direta ao conceito de

Resolva a questão aqui ›