Ao destinar tratamento específico ao meio ambiente, a Co...

Ao destinar tratamento específico ao meio ambiente, a Constituição Federal de 1988 tornou-se um marco histórico, uma vez que as constituições anteriores jamais se preocuparam com a proteção ambiental de forma tão abrangente. Acerca do meio ambiente, na forma em que é previsto pela ordem social constitucional, assinale a opção correta.

  • A.

    A Constituição Federal consagrou a responsabilidade subjetiva pelos atos lesivos ao meio ambiente.

  • B.

    A promoção da educação ambiental, em todos os níveis de ensino, é um dever do poder público, fixado constitucionalmente.

  • C.

    Não houve preocupação constitucional com a fiscalização de entidades dedicadas à pesquisa e à manipulação de material genético, o que configurou lamentável lacuna no sistema de proteção ambiental.

  • D.

    As terras devolutas ou arrecadadas pelos estados necessárias à proteção de ecossistemas naturais foram tornadas disponíveis pela ordem constitucional de 1988.

  • E.

    As usinas que operem com reatores nucleares devem ter sua localização previamente definida por lei estadual em cada estado da Federação.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Acerca de escavações, aterro e reaterro realizados nas edificações, julgue os itens seguintes. Todo movimento de terra que ultrapasse 6 m3 deve ser executado por processo mecânico.

Resolva a questão aqui ›


Os transtornos da personalidade se configuram como padrões mal-adaptativos persistentes relacionados a pensamentos, comportamentos, reações e experiências internas que ocorrem em situações sociais e conduzem a um prejuízo grave na vida das pessoas que os possuem. A capacidade de “amar e trabalhar” é reduzida, e elas costumam ter muito sofrimento. Os comportamentos perturbados, negativos ou danosos do indivíduo que vive com transtorno da personalidade fazem as pessoas ao seu redor também sofrerem. Por definição, transtornos da personalidade não são episódicos e a natureza persistente que possuem é a chave para a compreensão dessa classe diagnóstica. Considerando a referida descrição, relacione adequadamente os transtornos da personalidade citados a seguir, à respectiva descrição.

1. Antissocial.

2. Paranoide.

3. Histriônica.

4. Narcisista.

5. Dependente.

( ) Visão do self: cheio de razão, é uma vítima; Visão dos outros: maliciosos, perseguidores; crenças: “eu não posso confiar nas pessoas” “preciso estar sempre em guarda”; estratégias: acusar, contra-atacar.

( ) Visão do self: glamouroso, impressionante; Visão dos outros: seduzíveis, admiradores; crenças: “as pessoas estão aqui para me servir ou admirar” “as pessoas não têm o direito de me negar o que eu mereço; estratégias: charme; chorar, dramatização.

( ) Visão do self: forte, autônomo; Visão dos outros: vulneráveis, exploradores; crenças: “eu tenho direito de quebrar regras” “os outros são otários, covardes”; estratégias: enganar, ludibriar.

( ) Visão do self: carente, frágil; Visão dos outros: idealizada, apoiadores; crenças: “eu preciso das pessoas para sobreviver, ser feliz” “eu preciso ter uma fonte constante de apoio, de encorajamento”; estratégias: cultivar relacionamentos dependentes.

( ) Visão de self: especial, único; Visão dos outros: inferiores, admiradores; crenças: “eu sou melhor que os outros” “já que sou especial, eu mereço regras especiais”; estratégias: usar os outros, competir.

A sequência está correta em

Resolva a questão aqui ›


Julgue os itens seguintes, relativos a institutos complementares do direito empresarial, teoria geral dos títulos de crédito, responsabilidade dos sócios, falência e recuperação empresarial. O condenado por crime falimentar fica impedido de atuar como empresário individual ou mesmo de ser sócio em sociedade limitada, ainda que não exerça função de gerência ou de administração.

Resolva a questão aqui ›