Em matéria de finanças públicas é correta a afirmação de...

Em matéria de finanças públicas é correta a afirmação de que o Banco Central

  • A. não poderá, em qualquer hipótese, conceder direta ou indiretamente, empréstimos ao Tesouro Nacional.
  • B. não poderá comprar e vender títulos de emissão do Tesouro Nacional com o objetivo de regular a oferta de moeda.
  • C. poderá conceder empréstimos a entidades públicas, ainda que não sejam instituições financeiras.
  • D. não poderá ser o depositário das disponibilidades de caixa da União, as quais devem ser depositadas nos outros bancos oficiais.
  • E. poderá, em situações de instabilidade cambial, conceder, dentro de certos limites, empréstimos ao Tesouro Nacional.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Acerca do desenvolvimento sustentável e da Agenda 21, julgue os seguintes itens.

Na II Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1992, a Rio-92, foi cunhada a definição ainda hoje largamente adotada: desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer as possibilidades de as gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades.

Resolva a questão aqui ›


A história do Brasil colonial é longa e deixou traços na sociedade brasileira que continuam atuando, com modificações, na conformação de comportamentos sociais e culturais do brasileiro. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem. A longa história de escravidão africana no Brasil colonial legou ao Estado independente no século XIX a continuação da escravidão.

Resolva a questão aqui ›


As pneumopatias relacionadas etiologicamente à inalação de poeiras em ambientes de trabalho são genericamente designadas como pneumoconioses (do grego, conion = poeira). São excluídas dessa denominação as alterações neoplásicas e as reações de vias aéreas como asma, bronquite e enfisema. Acerca das peneumoconioses, assinale a afirmativa INCORRETA.

Resolva a questão aqui ›