Assinale a alternativa correta....

Direito Constitucional - Diversos - CONSULT - 2004 - TJSE/SE - Analista Judiciário

Assinale a alternativa correta.
  • A.

    A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos e soberanos, nos termos da Constituição Federal.

  • B.

    O Município reger-se-á por sua lei orgânica, votada em dois turnos, com interstício mínimo de dez dias, e aprovada pela maioria de votos da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios da Constituição Federal e da Constituição do respectivo Estado.

  • C.

    Os Estados poderão, mediante lei complementar, instituir regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões, constituídas por agrupamentos de Municípios limítrofes, para integrar a organização, planejamento e execução de funções públicas de interesse comum.

  • D.

    O Distrito Federal, vedada sua divisão em Municípios, reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com interstício mínimo de dez dias, e aprovada por 2/3 da Câmara de Vereadores, que a promulgará, atendidos os princípios da Constituição Federal

  • E.

    Nos territórios federais com mais de cem mil habitantes, vedada sua divisão em Municípios, além do Governador nomeado na forma da Constituição Federal, haverá órgãos judiciários de primeira e segunda instâncias e membros do Ministério Público e defensores públicos federais.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Eulália, profissional de enfermagem há doze anos, funcionária do pronto-socorro do hospital público da sua cidade, mudou de área de atuação nos últimos três meses e passou a apresentar, desde então, os seguintes sintomas: exaustão emocional, sentimentos e atitudes muito negativas em relação ao trabalho e aparente insensibilidade afetiva. Em seguida, Eulália manifestou sentimentos negativos com relação à falta de realização pessoal no trabalho, afetando sobremaneira a eficiência e habilidade para realizar tarefas e adequar-se à organização. Nesse contexto, sua relação conjugal também foi afetada.

Com referência à situação hipotética acima, julgue os itens seguintes.

O controle excessivo indica até que ponto os empregados são capazes de tomar decisões com relação ao seu trabalho.

Resolva a questão aqui ›


Em nosso cotidiano, frequentemente vemos pessoas cometerem equívocos quando escrevem ou quando falam. Das frases a seguir, assinale a que está corretamente escrita, de acordo com a norma padrão.

Resolva a questão aqui ›


Acerca do processo administrativo, genericamente regulado pela Lei n.º 9.784/1999, julgue os itens subsequentes.

O processo administrativo, na administração pública federal, visa à proteção dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da administração.

Resolva a questão aqui ›