A respeito de tumores da pele, julgue os itens de subsque...

A respeito de tumores da pele, julgue os itens de subsquentes.

Melanoníquias têm como causa desde alterações fisiológicas até neoplasias malignas. O acometimento de uma única unha, uma faixa marrom ou preta maior que 3 mm, e um derrame de pigmento periungueal são fatores que favorecem a decisão de realizar biópsia.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Associe a coluna que apresenta o nome dos cientistas com a coluna da área de suas principais contribuições e assinale a alternativa que mostra a seqüência correta:

1. Linnaeus

2. Mendel

3. Virchow

4. Watson

5. Lamarck

( ) Código genético

( ) Taxonomia

( ) Citologia

( ) Evolução biológica

Resolva a questão aqui ›


Julgue os itens a seguir com relação a hipertensão arterial sistêmica (HAS) e diabetes melito (DM). O teste laboratorial que deve ser realizado em paciente com suspeita de DM é a glicemia de jejum, em que se quantifica a glicose sanguínea, normalmente após jejum de oito a doze horas.

Resolva a questão aqui ›


Um homem de 58 anos de idade foi admitido em um hospital após apresentar um episódio de síncope. Relatou ter desmaiado em um supermercado e não saber por quanto tempo ficou inconsciente. É portador de hanseníase há um ano, com baciloscopia positiva e tratamento irregular. Já apresentou vários quadros de neurite hansênica, com seqüelas motora e sensitiva importantes, bem como quadros reacionais recorrentes de difícil controle. Apresentava quadro de astenia, dificuldades na ambulação e dor em membros inferiores. O exame físico revelou que o paciente se encontrava em estado geral regular, temperatura axilar de 38 ºC, freqüência cardíaca de 108 batimentos por minuto, freqüência respiratória de 32 movimentos respiratórios por minuto e pressão arterial de 128 mmHg × 85 mmHg. No aparelho respiratório, observou-se diminuição da expansibilidade torácica, sons creptantes e macicez no pulmão esquerdo. A envergadura da macicez hepática foi de 18 cm. Observou-se presença de nódulos e placas eritematosas infiltradas de sensibilidade diminuída, difusas, com bordas não definidas, espalhadas por todo corpo, madarose, alopecia e comprometimento da mucosa do nariz com lesões no septo nasal. O referido paciente apresentava, ainda, marcha instável e com dificuldades e pé caído — incapacidade de realizar a dorsiflexão do pé direito. Evoluiu apresentando vômitos, perda de peso, neuropatia periférica e anemia.

Diante da situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.

Os sinais e sintomas dermatológicos e neurológicos apresentados pelo paciente são manifestações que caracterizam claramente a hanseníase.

Resolva a questão aqui ›