O aparelho digestivo e, particularmente, o trato digestiv...

O aparelho digestivo e, particularmente, o trato digestivo são considerados ór-gãos-alvo da síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA/AIDS).

 Sobre o assunto, é INCORRETO afirmar:

  • A. Os sintomas mais freqüentes no acometimento esofágico na SIDA/AIDS são odinofagia, disfagia e dor retroesternal.
  • B. A infecção viral mais comum do esôfago na SIDA/AIDS é causada pelo herpes vírus, contribuindo com 45 % das úlceras esofágicas detectadas a endoscopia digestiva.
  • C. A doença oral mais comum na comum na SIDA/AIDS é a candidíase, afetando 75% ou mais dos pacientes.
  • D. O esôfago é o local onde ocorre a maior freqüência de infecções oportunis-tas, sendo a esofagite pelo fungo Candida albicans uma das mais prevalentes.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

"Talvez somente após uma grande catástrofe que afligiria milhões e milhões de pessoas, poder-se-ia contar com esta radical mudança". No período destacado, há um caso de mesóclise, colocação pronominal pouco comum na língua falada no Brasil. Assinale a opção em que a mesóclise foi usada INCORRETAMENTE:

Resolva a questão aqui ›


Um paciente diabético, de setenta e seis anos de idade, tabagista desde os quinze anos de idade, recebeu, recentemente, diagnóstico de adenocarcinoma de cólon, não tendo ainda se submetido a tratamento específico. O paciente, que consome vinte cigarros por dia, compareceu ao pronto-socorro queixando-se de tosse produtiva com expectoração amarelada associada a dor torácica, bacteremia e febre havia três dias. No exame físico, constataram-se estado geral debilitado, dispneia, temperatura axilar de 38 oC, saturação periférica de oxigênio de 88%, FC igual a 130 bpm, frequência respiratória (FR) de 32 irpm e PA igual a 100 mmHg × 60 mmHg. Verificaram-se, ainda, pulsos arteriais palpáveis, boa perfusão capilar, ritmo cardíaco regular, bulhas normofonéticas e dispneia com presença de estertores crepitantes audíveis no terço inferior de hemitórax esquerdo. Não foram constatadas visceromegalias à palpação do abdome. A radiografia de tórax revelou opacidade no lobo inferior do pulmão esquerdo. O hemograma, por sua vez, mostrou 12.000 leucócitos, sem desvio à esquerda. O exame de sangue revelou ureia de 65 mg/dL, creatinina de 1,8 mg/dL, potássio de 5,6 mEq/L e sódio igual a 126 mEq/L. Os demais exames realizados não revelaram alterações significativas.

Com relação a esse quadro clínico, julgue os itens subsecutivos.

O padrão radiológico descrito acima afasta a possibilidade de o paciente sofrer de pneumonia por germes atípicos.

Resolva a questão aqui ›


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes do processo de democratização do Brasil, além das características atuais de sua política externa, julgue os itens seguintes.

Foi longo o processo de transição, findo o qual, o ciclo militar se encerrou e ocorreu o retorno do poder civil. A rigor, a partir das eleições legislativas de 1974, delinearamse os passos que seriam seguidos pelo projeto de distensão lenta, gradual e segura.

Resolva a questão aqui ›