Assinale a afirmativa incorreta quanto à organização pol...

Direito Constitucional - Competência Exclusiva da União - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2013 - Ministério da Fazenda - Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Conhecimentos Básicos)

Assinale a afirmativa incorreta quanto à organização político-administrativa da República Federativa do Brasil.
  • A. O princípio da indissolubilidade no Estado Federal Brasileiro tem duas básicas finalidades: a unidade nacional e a necessidade descentralizadora.
  • B. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios são autônomos e possuem capacidade de auto-organização e normatização própria, autogoverno e autoadministração.
  • C. Compete aos municípios organizar e prestar, diretamente ou mediante concessão ou permissão, serviços públicos de interesse local, incluído o transporte coletivo, que tem caráter essencial.
  • D. Compete à União intervir e revogar decisões municipais quanto ao transporte público municipal em face de clamor público, para manter a integridade nacional.
  • E. A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Como parte da reforma de um prédio de alojamento estudantil, na cozinha e no banheiro haverá a instalação de forro de gesso e luminárias embutidas a 2,40 m do piso acabado, além de substituição de todos os demais componentes da instalação elétrica. Foi contratado um profissional habilitado para a elaboração do projeto de instalações elétricas em 220 V monofásico/380 V trifásico.

Tendo como referência a situação hipotética apresentada acima, julgue os itens que se seguem, considerando a norma NBR 5.410.

Nessa reforma, a utilização de condutor neutro comum para dois ou mais circuitos é recomendada para fins de economia.

Resolva a questão aqui ›


Julgue os próximos itens, relativos às técnicas de relações públicas e à comunicação dirigida.

O principal objetivo da área de comunicação mercadológica é construir uma reputação positiva da instituição perante os públicos de interesse.

Resolva a questão aqui ›


Que instrumento de comunicação oficial tem por finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos organismos da Administração Pública, do terceiro setor e particulares que, além do padrão ofício, seguido por grande parte das comunicações oficiais, invoca o destinatário, seguido de vírgula e no cabeçalho ou no rodapé possui configurados o nome do órgão ou setor, endereço postal, telefone e endereço de correio eletrônico?

Resolva a questão aqui ›