Um paciente de 47 anos de idade, tabagista e etilista crô...

Um paciente de 47 anos de idade, tabagista e etilista crônico, queixa-se de disfagia e disfonia, quadro que ele apresenta há aproximadamente 1 ano, com piora progressiva. Ao exame endoscópico da laringe, observou-se lesão de aspecto infiltrativo com áreas de ulceração, atingindo epiglote, prega ariepiglótica, parte da aritenóide e prega vestibular à esquerda. Não foi possível a avaliação de prega vocal esquerda, e observou-se discreta redução da mobilidade laríngea à esquerda.

Com base nessa situação, julgue os itens a seguir.

As hipóteses diagnósticas, nesse caso, podem incluir tanto lesões malignas quanto lesões benignas, como infecções bacterianas, fúngicas, parasitárias ou mesmo não infecciosas.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

O concreto armado é um aglomerado composto por cimento, agregados e água, que contém internamente uma armadura de aço. Variações nos componentes produzem diferenças com relação à resistência. Com relação a concreto, julgue os itens a seguir.

O concreto é protendido, ou seja, a armadura de aço é tracionada previamente dentro da estrutura, porque possui uma resistência menor que o concreto armado convencional.

Resolva a questão aqui ›


Com base nos conceitos e na legislação acerca de orçamentos públicos, julgue os itens a seguir.

A principal característica do orçamento-programa, em contraposição com os orçamentos tradicionais, é a ênfase no objetivo — e não no objeto — do gasto. Em organizações mais simples, que desempenham uma única função, a indicação do objeto do gasto ou a natureza da despesa é suficiente para se identificar, ainda que indiretamente, o objetivo dos dispêndios realizados pela unidade responsável.

Resolva a questão aqui ›


A União elaborou seu orçamento contendo todos os orçamentos, exceto os das estatais e da seguridade social. No orçamento do Poder Executivo, figura também a previsão de novos cargos públicos para o ano subsequente. Não foi previsto nessa proposta orçamentária, em virtude da crise econômica, nenhum tipo de repasse para outros entes federais (estados, Distrito Federal (DF) e municípios). Antes de ser aprovado, o orçamento foi rejeitado uma vez e, após a realização de algumas modificações, foi aprovado. Já durante a execução do orçamento, foi realizado o remanejamento de recursos de uma programação para outra e parte do orçamento fiscal foi utilizado para cobrir o deficit de uma empresa pública.

A partir da situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.

A peça orçamentária pode conter a previsão de criação de cargos públicos, desde que acompanhada da sinalização das receitas necessárias para seu pagamento.

Resolva a questão aqui ›