Câncer é um conjunto de doenças de herança complexa. Seu...

Câncer é um conjunto de doenças de herança complexa. Seu correto diagnóstico pode permitir um tratamento mais adequado e auxiliar no estabelecimento do prognóstico. A avaliação morfológica é de grande ajuda, porém reflete apenas uma pequena porção das modificações pelas quais o genoma de uma célula cancerígena passa. Avanços no estabelecimento do papel dos diversos genes e do ambiente na etiologia do câncer devem, em breve, possibilitar uma melhoria no diagnóstico precoce dessa doença.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os seguintes itens, relativos à genética do câncer.

O tumor de Wilms afeta principalmente os rins de crianças, sendo que a forma hereditária desse tipo de câncer é muito rara.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Em relação aos tipos de representação cartográfica, assinale a alternativa correta.

Resolva a questão aqui ›


Uma criança de seis anos de idade foi levada pela mãe ao pronto-socorro de pediatria por apresentar cansaço e febre, não aferida pelo termômetro, notada há oito horas. No exame clínico, observou-se que o paciente, previamente diagnosticado como portador de asma brônquica, estava agitado e em estado geral regular. Também no exame, foram observados: taquidispneia, com retrações de fúrcula, tiragem intercostal intensa; murmúrio vesicular diminuído globalmente, com sibilos inspiratórios e expiratórios; saturação de oxigênio = 90% na oximetria de pulso em ar ambiente. A mãe relatou que a criança havia sido internada anteriormente por apresentar quadro semelhante, tendo, nas ocasiões, utilizado oxigênio inalatório.

Com referência ao caso clínico descrito acima, julgue os itens subsecutivos.

A principal hipótese diagnóstica é crise de asma, classificada, no que se refere à gravidade, como moderada.

Resolva a questão aqui ›


Acerca dos fundamentos de sistemas de telecomunicações, julgue os itens subsequentes. A frequência de um sinal transmitido por um sistema de telecomunicações é diretamente proporcional ao seu comprimento de onda. Ou seja, ao se aumentar a frequência, o comprimento de onda também aumentará. Assim, sinais de alta frequência sofrem menores perdas ao se propagarem pelo espaço livre.

Resolva a questão aqui ›