O Tribunal de Contas da União (TCU), ao realizar auditori...

O Tribunal de Contas da União (TCU), ao realizar auditoria em instituição bancária constituída sob a forma de empresa estatal visando o fomento econômico e social, requisitou diretamente à citada empresa o fornecimento de dados bancários relacionados a operação financeira firmada com pessoa jurídica de direito privado mediante o emprego de recursos de origem pública.

Julgue os itens a seguir, a respeito dessa situação hipotética.

O fornecimento dos dados requisitados não viola o direito fundamental à intimidade e à vida privada.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Acerca do funcionamento das contas e do reflexo na análise e evidenciação contábil, julgue os itens seguintes.

Ao se registrar a perda, já provisionada, com créditos de liquidação duvidosa, o registro correto é a débito da provisão para créditos de liquidação duvidosa e a crédito de clientes, desde que o montante da perda esteja contemplado no saldo da provisão constituída.

Resolva a questão aqui ›


Texto para os itens de 63 a 70.

Um homem com 28 anos de idade, vítima de acidente automobilístico, foi internado em unidade de terapia intensiva (UTI) com diagnóstico de traumatismo craniano. A avaliação neurológica inicial mostrou escore de 7 na escala de coma de Glasgow. Optou-se pela intubação orotraqueal para proteção de vias aéreas. As pupilas encontravam-se isocóricas e fotorreagentes e não havia sinais neurológicos localizatórios. O paciente foi encaminhado para realização de tomografia computadorizada (CT) de crânio, em que foram observados apenas pequenos pontos hemorrágicos intraparenquimatosos.

A respeito da situação clínica descrita no texto, julgue os itens que se seguem.

A dissociação entre os achados da CT de crânio e o quadro clínico em apreço sugere o diagnóstico de lesão axonal difusa.

Resolva a questão aqui ›


Em 2002, a Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu cuidados paliativos como um conjunto de medidas capazes de prover uma melhor qualidade de vida ao doente portador de uma doença que ameaça a continuidade da vida e seus familiares, mediante o alívio da dor e dos sintomas estressantes. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens. O termo “boa morte” corresponde à morte como um evento familiar, natural e tranquilo, rejeitando a medicalização do processo de morrer.

Resolva a questão aqui ›