A Constituição Federal de 1988 estabeleceu, em seu artig...

A Constituição Federal de 1988 estabeleceu, em seu artigo 145, inciso II, que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir “taxas, em razão do exercício do poder de polícia ou pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos à sua disposição”. A respeito das taxas, assinale a alternativa correta.
  • A. O serviço de fornecimento de certidões ou de prestação de atividade jurisdicional ao contribuinte solicitante não possui caráter divisível, o que significa dizer que tal serviço não poderá ser cobrado mediante taxa.
  • B. O serviço de iluminação pública é específico, porém indivisível, posto que é usufruível por todos de forma indistinta.
  • C. Preços de serviços públicos e taxas não se confundem, porque aqueles, diferentemente destas, são compulsórios e têm sua cobrança condicionada à prévia autorização orçamentária, em relação à lei que os instituiu.
  • D. O CTN considera serviço público divisível quando possa ser destacado em unidades autônomas de intervenção, de utilidade, ou de necessidades públicas.
  • E. A taxa de licença para publicidade, cobrada dos que utilizam placas ou faixas com anúncios, bem como dos denominados outdoors, tem como fato gerador o exercício do poder de polícia.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Nos termos do Estatuto Social do Banco da Amazônia, contará o Banco em sua estrutura organizacional com um comitê constituído por três membros. Esses membros têm a competência de opinar, de modo a auxiliar os acionistas na indicação de administradores e os conselheiros fiscais sobre o preenchimento dos requisitos e a ausência de vedações para as respectivas eleições.

Essa estrutura conta com o comitê

Resolva a questão aqui ›


O controle de qualidade analítico é uma ferramenta primordial para o engenheiro no monitoramento e nas modificações dos processos experimentais. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

O método colorimétrico é adequado para medidas quantitativas de compostos químicos orgânicos que apresentam comprimento de onda máximo (8) entre 200 nm e 400 nm.

Resolva a questão aqui ›


Edgar Graeff, expoente teórico da arquitetura, afirmava que a construção é a materialização do projeto de arquitetura. Nesse contexto, julgue os itens que se seguem, acerca dos aspectos relacionados à execução, ao acompanhamento e ao planejamento técnico, econômico e financeiro das obras e serviços.

As juntas de dilatação, que seccionam os edifícios por planos verticais, combatem as variações dimensionais ocorridas por mudanças de temperatura que promovem tensões por hiperestaticidade nas estruturas de concreto dos edifícios. Uma forma de se obter esse tipo de junta é intercalar placas de poliestireno expandido entre a parte do edifício já construída e a adjacente, que será concretada.

Resolva a questão aqui ›