Com relação à pré-eclâmpsia, julgue os itens a seguir....

Com relação à pré-eclâmpsia, julgue os itens a seguir.

A hipertensão induzida pela pré-eclâmpsia decorre de múltiplos fatores que acarretam alterações endoteliais, entre elas a diminuição da reatividade vascular, que provoca espasmos vasculares nos órgãos alvo da doença.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Acerca da gestão de processos na empresa, julgue os itens a seguir.

A visão de processo na organização focaliza a especialização por tarefa, sustentada por uma forte estrutura hierárquica verticalizada.

Resolva a questão aqui ›


Paciente, sexo masculino, 32 anos de idade, trabalhador rural de Goiatins/TO referiu que havia cerca de duas horas foi vítima de picada de cobra e não sabe qual tinha sido a espécie. Deu entrada no pronto-socorro com quadro de dor, eritema e parestesia no local da picada (tornozelo do membro inferior direito). Referiu ter procurado atendimento, pois havia notado queda de pálpebra à direita, visão dupla e mialgia. Foram prescritas quatro ampolas de soro polivalente, 1.500 mL de soro fisiológico, e tramadol. Os exames de entrada indicaram tempo de coagulação incoagulável, creatinina = 1,1mg/dL, hematócrito de 55% e leucócitos de 20.000/mm3. Foi repetida a dose de soro polivalente e o paciente foi admitido em UTI. Após 24 horas de evolução, o paciente notou urina avermelhada. Houve redução de débito urinário para 300 ml/dia, com novos exames que evidenciaram CPK = 70.000 UI/L, TGO = 240 U/L, TGP = 204 U/L, DHL = 1.500 U/L, o exame simples de urina indicou pH 5,0, densidade 1035, pigmento heme presente sem leucocitúria ou hematúria, proteína +1, ureia = 228 mg/dL, creatinina = 5,5 mg/dL e K + = 6,0 mEq/L. O ECG indicou apiculação de onda T.

Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.

O caso clínico aborda acidente ofídico por botrópio.

Resolva a questão aqui ›


As irmãs Cleodete e Carmina são empregadas da empresa F. Ambas pretendem requerer a conversão de 1/3 do período de férias em abono pecuniário. Neste caso, este requerimento é

Resolva a questão aqui ›