Insuficiência renal crônica (IRC) é definida como uma red...

Insuficiência renal crônica (IRC) é definida como uma redução irreversível da taxa glomerular. A provável causa de IRC em uma criança de três anos de idade é

  • A.

    glomerulonefrite focal e segmentar.

  • B.

    glomerulonefrite membranoproliferativa.

  • C.

    uropatia obstrutiva.

  • D.

    glomerulonefrite mesangial

  • E.

    glomerulonefrite membranosa.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Julgue os itens subsecutivos, relativos aos direitos das obrigações. Nas obrigações alternativas, caso não haja convenção contratual em contrário, cumpre ao credor escolher de qual forma a obrigação deverá ser prestada.

Resolva a questão aqui ›


Um homem de 62 anos de idade, com doença de Parkinson, encontra-se internado na unidade de um hospital para tratamento. Após alguns dias de internação, teve início um quadro de prurido intenso, que levou ao diagnóstico da escabiose. O paciente apresenta bradicinesia, hipotensão ortostática e tremor em repouso nos membros superiores, mais acentuado à direita, além de dificuldades na realização de atividades rotineiras, como vestir-se ou tomar banho. Com o agravamento da doença, houve piora nos aspectos relacionados à fala, que se tornou menos audível e mais arrastada. Os sinais vitais registrados foram: 36,7 ºC, 20 mrm, 70 bpm e pressão arterial de 140 mmHg × 90 mmHg.

Considerando esse quadro clínico, julgue os itens subsequentes.

A hipotensão ortostática apresentada pelo paciente é definida como a queda de pressão arterial, típica de pessoas hipertensas, observada quando o paciente muda sua posição de sentado para levantado e vice-versa.

Resolva a questão aqui ›


A respeito das reservas que compõem o patrimônio líquido e do método das partidas dobradas, julgue os itens a seguir. As reservas de capital podem ser utilizadas para resgate, reembolso ou compra de ações, bem como para incorporação ao capital social.

Resolva a questão aqui ›