Um homem de 40 anos de idade, com testes ELISA e western-...

Um homem de 40 anos de idade, com testes ELISA e western-blot positivos para o vírus HIV, foi atendido no posto de referência para DST/AIDS. Na anamnese, o paciente relatou que teve relações sexuais com várias parceiras e que não usava preservativos. Além disso, foi usuário de drogas ilícitas injetáveis até 5 anos atrás. No exame físico, não houve nenhum achado digno de nota.

Com base nessa situação hipotética e nas recomendações do Consenso Brasileiro para Terapia Anti-retroviral de Adultos e Adolescentes, julgue os seguintes itens.

O paciente pode apresentar co-infecção com o vírus da hepatite C, de acordo com as estatísticas sobre pacientes infectados pelo HIV que são ou foram usuários de drogas injetáveis.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Anna Freud desenvolveu o conceito de perturbações do desenvolvimento, classificando os problemas da adolescência como os protótipos desses transtornos evolutivos. Dessa forma, Anna Freud atribuía o desequilíbrio psíquico e o comportamento instável característicos da adolescência:

Resolva a questão aqui ›


“Neste componente dos documentos oficiais não se menciona o nome da autoridade e não se coloca, após ele, nenhuma forma de saudação. Para formá‐lo utiliza‐se, apenas, forma de tratamento e o cargo, função ou condição de quem o receberá.” O trecho anterior descreve:

Resolva a questão aqui ›


Para a colheita de urina em 24 horas para Glicosúria e Proteinúria de uma trabalhadora portadora de Diabetes, o técnico de enfermagem deve orientar

Resolva a questão aqui ›