O SUS deve atender a todos, sem distinções ou restrições...

“O SUS deve atender a todos, sem distinções ou restrições, oferecendo toda a atenção necessária, sem qualquer custo. Todos os cidadãos têm direito a consultas, exames, internações e tratamentos nos serviços de saúde, públicos ou privados, contratados pelo gestor público.” A afirmativa anterior refere‐se ao princípio da
  • A. Equidade.
  • B. Integralidade.
  • C. Universalidade.
  • D. Descentralização.
  • E. Participação da comunidade.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Acerca de conceitos relativos à economia e, especialmente, à economia brasileira, julgue os seguintes itens.

Ao passo que os saldos da dívida líquida do setor público são apurados por meio do critério de competência, o resultado fiscal do governo é obtido por intermédio do resultado primário e nominal. Os resultados podem ser apurados mediante os critérios acima da linha e abaixo da linha, em que o último considera o desempenho fiscal do governo pelo cálculo da variação do endividamento líquido.

Resolva a questão aqui ›


Quanto aos cuidados que devem ser tomados na realização da coleta de sangue arterial com vistas à obtenção de material para a gasometria arterial — exame essencial na avaliação de distúrbios acidobásicos —, julgue os itens de 46 a 52.

Na avaliação etiológica de acidemia metabólica, é útil o cálculo do hiato aniônico (anion gap), que pode ser calculado subtraindo-se do nível plasmático de sódio (Na + ) o somatório dos níveis séricos de bicarbonato (HCO 3 - ) com os dos cloretos (Cl- ) pela fórmula: anion gap = [Na + ] - ([HCO 3 - ] + [CR - ]).

Resolva a questão aqui ›