Valério exerce a posse mansa e pacífica do imóvel rural o...

Direito Civil - Posse - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2014 - DPDF/DF - Analista de Apoio à Assistência Judiciária

Valério exerce a posse mansa e pacífica do imóvel rural onde reside há 27 anos. Há três acessos ao imóvel, mas o que Valério mais utiliza é uma pequena estrada, feita e mantida por ele há 21 anos, que passa por dentro de uma outra propriedade pertencente a um casal de nacionalidade inglesa e que pouco frequenta o local. Acontece que, após tantos anos, o referido casal vendeu o imóvel para uma incorporadora, a qual começou a construção de um muro que impede a passagem de Valério. Nesse caso é correto afirmar que:
  • A. em virtude da existência de dois outros acessos, nenhuma providência pode ser tomada por Valério.
  • B. Valério, por ser titular do direito de propriedade sobre a pequena passagem, pode ajuizar ação reivindicatória para impedir a construção do muro.
  • C. Valério, por ser possuidor do direito real de servidão de passagem, pode se valer da proteção possessória que a lei lhe confere.
  • D. nada pode ser feito, já que Valério é mero invasor do imóvel.
  • E. nada pode ser feito, já que não há proteção legal para direito de passagem.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Entre os defeitos mais comuns nos receptores de TV, o circuito de saída horizontal está, sem dúvida, entre os estágios que apresentam maior incidência de falhas. A constatação de um defeito na saída horizontal de qualquer equipamento merece cuidadosa atenção por parte do técnico de manutenção. A substituição de apenas um componente danificado nem sempre leva à solução definitiva do problema. A figura acima ilustra parte do diagrama esquemático de um televisor. Em cada item a seguir, é apresentada uma situação que tem por referência o diagrama mostrado. Julgue como certo o item que apresenta situação que pode levar o transistor de saída horizontal (Q401) a entrar em curto-circuito e como errado o item que não apresenta tal situação.

As espiras do transformador T401 estão em curto-circuito.

Resolva a questão aqui ›


Um adolescente apresenta dor no membro inferior direito, febre e emagrecimento. A radiografia simples demonstra imagens parecidas com casca de cebola. A ressonância magnética evidencia acometimento também de partes moles. O quadro descrito é sugestivo de:

Resolva a questão aqui ›


Uma imagem de sensoriamento remoto apresenta alguns tipos de resolução que a determinam, sendo o seu conhecimento de fundamental importância ao especialista em geomapeamento. A este respeito, analise as afirmativas abaixo.

I. Resolução espacial determina o tamanho do menor objeto que é possível representar na imagem. Portanto, o usuário deve escolher as suas imagens de acordo com a magnitude da escala do seu trabalho; em outras palavras, a resolução espacial da imagem deve ser equivalente ao tamanho do menor objeto que se deseja identificar.

II. No que se refere à resolução espectral para a escolha das imagens, conhecidas como BANDAS ESPECTRAIS, é necessário que os usuários conheçam, de uma forma geral, as características espectrais dos objetos que estão interessados em observar. Desta forma, poderão selecionar as bandas que melhor caracterizam os objetos de interesse.

III. Uma imagem digital ou imagem raster é a composição de um conjunto de elementos denominados pixels (picture elements), ordenados na forma de uma matriz bidimensional. Para cada um destes elementos de imagem, existe uma única posição na matriz, indicada pela interseção de uma linha e uma coluna. A resolução radiométrica é definida pelo número de níveis de cinzas usados para expressar os dados coletados pelo sensor. Assim quanto maior o número de níveis de cinza, menor a resolução radiométrica do sensor.

Assinale a alternativa que contempla a(s) afirmativa(s) correta(s)

Resolva a questão aqui ›