Com relação ao Schwanoma vestibular (SV), assinale a alte...

Com relação ao Schwanoma vestibular (SV), assinale a alternativa INCORRETA.

  • A.

    O SV é o tumor mais comum do ângulo ponto-cerebelar, correspondendo a 80% dos tumores desta região.

  • B.

    O SV origina-se na zona Obersteiner-Redlich, resultante da mutação da merlina, localizada no cromossomo 22q12.

  • C.

    A forma familiar, representa 5% dos casos de SV, ocorrendo na neurofibromatose tipo 2 e nestes casos necessita de apenas a mutação de um alelo cromossômico, o que geralmente ocorre em torno da terceira década de vida.

  • D.

    A perda auditiva esta presente em 65% dos casos, associado ao fenômeno de Roll-Over, à zumbidos (25%) e ao desequilíbrio (20%).

  • E.

    A tomografia computadorizada com contraste é capaz de identificar SV no canal auditivo interno com extensão de 5 mm dentro do angulo ponto-cerebelar.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Acerca da legislação portuária e de transporte marítimo, julgue os itens seguintes.

As embarcações estrangeiras, mesmo que afretadas a casco nu, com suspensão de bandeira, não poderão ser registradas no Registro Especial Brasileiro (REB).

Resolva a questão aqui ›


Tendo o texto acima como referência inicial e explorando a amplitude que o tema sugere, julgue os itens subseqüentes.

O surgimento do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) decorre, entre outras motivações, de um passo pioneiro, qual seja, a aproximação entre Argentina e Brasil, nos anos 1980, conduzida pelos presidentes Raúl Alfonsín e José Sarney.

Resolva a questão aqui ›


Quanto ao uso adequado de equipamento de proteção individual (EPI) em operações de soldagem, julgue os itens subseqüentes.

Nos casos em que a soldagem a arco elétrico for realizada por um período prolongado, devem ser utilizadas lentes com o grau de proteção imediatamente acima das lentes indicadas para o serviço.

Resolva a questão aqui ›